4º Fórum de Biogás e Biometano tem três opções de roteiros de visitas técnicas

O terceiro e último dia do evento é reservado a ver de perto, na prática, o conteúdo dos debates dos dois dias anteriores. São três opções de visitas técnicas em plantas e unidades geradoras de biogás no Rio Grande do Sul. Inscrições já podem ser feitas.

4º Fórum de Biogás e Biometano tem três opções de roteiros de visitas técnicas
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Eventos
Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano

Conheça as três opções de roteiros de visitas técnicas que irão ocorrer durante o 4º Fórum de Biogás e Biometano

O terceiro e último dia do evento é reservado a ver de perto, na prática, o conteúdo dos debates dos dois dias anteriores. São três opções de visitas técnicas em plantas e unidades geradoras de biogás no Rio Grande do Sul. Inscrições já podem ser feitas.

Os participantes do 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, que será realizado de 12 a 14 de abril de 2022, na Universidade de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, terão a oportunidade de conhecer in loco projetos de biogás desenvolvidos no Rio Grande do Sul.

As inscrições para o Fórum e para as visitas técnicas já estão abertas e podem ser feitas no site biogasebiometano.com.br. Até o dia 28 de fevereiro é possível se inscrever com valores para o Lote 1. 

As saídas ocorrerão no último dia do evento (14/04) e incluem apresentação técnica por especialistas, transporte e almoço em grupo. Estão incluídas nos roteiros, com diferentes durações, a Fazenda Trevisan (Farroupilha-RS), uma iniciativa de produção de biogás na pecuária de leite; a Ambev (Viamão-RS), que utiliza tecnologia americana inédita no Brasil e aproveita o biogás gerado a partir dos resíduos da produção de cerveja como fonte de energia do processo; a Usina de Resíduos do Recreio (Minas do Leão-RS), referência na produção de biogás em aterro sanitário e a Folhito (Estrela-RS), experiência de geração de energia em modelo conjugado de compostagem e biodigestão na fabricação de fertilizantes orgânicos.

O diretor de Desenvolvimento Tecnológico do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), uma das entidades realizadoras do Fórum, Felipe Souza Marques, destaca que as visitas técnicas oportunizam aos participantes o contato com tecnologias e fornecedores que estão entregando projetos de biogás no Brasil. "Os três roteiros que o Fórum apresenta têm grande importância por demonstrar aplicações com biogás e apresentar tecnologias, técnicas e fornecedores da cadeia do biogás", observa.

Os roteiros podem ser acessados em https://biogasebiometano.com.br/visitas-tecnicas/.

 

Os três roteiros

Visita Técnica 1

Foto 1: Fazenda Trevisan, em Farroupilha (RS), integra o roteiro da Visita Técnica 1. Os dejetos animais são transformados em biogás, que ajuda a manter o sistema de energia da fazenda. Crédito da foto: Juliane Sperling Bastian Trevisan

Uma das opções é inscrever-se para o Fórum e para a Visita Técnica 1, à Fazenda Trevisan, em Farroupilha, e logo depois à unidade da cervejaria Ambev, em Viamão. O roteiro começa na região serrana, na propriedade rural que produz leite tipo A. Os dejetos animais são transformados em biogás, que ajuda a manter o sistema de energia da fazenda. Em Viamão, no distrito de Águas Claras do Sul, o destino é o complexo da cervejaria que usa microturbinas, onde resíduos oriundos da produção produzem biogás. O mesmo sistema foi adotado em outras três plantas da marca.

Visita Técnica 2

Foto 2: Usina de Resíduos do Recreio, em Minas do Leão (RS), será a Visita Técnica 2. Crédito da foto: Biotérmica/Divulgação

Quem escolher a Visita 2 irá a Minas do Leão, onde se localiza a Usina de Resíduos do Recreio, a maior das seis unidades da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos. Visitantes poderão conhecer de que forma o biogás gerado do chorume alimenta a primeira termelétrica a biogás de aterro sanitário do Rio Grande do Sul. E, ainda, um sistema capaz de destruir até 98% do gás metano presente na composição do biogás gerado em seu aterro sanitário.

Visita Técnica 3

Foto 2: Folhito, em Estrela (RS), será a Visita Técnica 3. Unidade tem capacidade para gerar 18 mil m³ de gás por dia, a partir de resíduos industriais e agropastoris. Crédito da foto: Folhito/Divulgação

A Visita Técnica 3 será em Estrela, na região do Vale do Taquari, e o destino, a Folhito, que produz fertilizantes orgânicos unindo, de forma inovadora, compostagem e biodigestão. A unidade tem capacidade para gerar 18 mil m³ de gás por dia, a partir de toneladas de resíduos industriais e agropastoris.

As Visitas Técnicas são uma parte da programação do Fórum, que volta ao formato presencial neste ano. 

Veja aqui a programação do Fórum: https://biogasebiometano.com.br/programacao/

Esta quarta edição do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano é realizada pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Embrapa Suínos e Aves e Universidade de Caxias do Sul (UCS), e organizada pela Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).

 

4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano

Quando: 12 a 14 de abril de 2022

Evento presencial: na Universidade de Caxias do Sul | Caxias do Sul | RS

Mais informações sobre o 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano podem ser obtidas nos canais: 

www.biogasebiometano.com.br

www.facebook.com/BiogaseBiometano

www.instagram.com/biogasebiometano

www.linkedin.com/company/biogasebiometano


Fonte: Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano
Publicado em: fevereiro de 2022.

Este evento não é de autoria do Portal Energia e Biogás ®, desta forma, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original. Para acessar o conteúdo em seu veículo original, clique aqui.

O Portal Energia e Biogás ® apoia a realização do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano.