O Futuro do Biogás - Rodrigo Capella

Tempo de leitura: aproximadamente 4m33s

Descubra como o biogás pode transformar o agronegócio brasileiro e ajudar a alimentar bilhões de pessoas. Neste 8º episódio de "O Futuro do Biogás", Rodrigo Capella explora os benefícios e as oportunidades dessa energia renovável.

O Futuro do Biogás - Rodrigo Capella
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Série Especial
O Futuro do Biogás

O futuro do biogás e o agronegócio brasileiro

8º episódio: O biogás será um aliado do agronegócio brasileiro e ajudará a alimentar o mundo

Apresentação

O Portal Energia e Biogás tem a honra de apresentar a série “O Futuro do Biogás”, onde diversos especialistas compartilham suas perspectivas sobre os desafios e oportunidades no setor de biogás. Neste oitavo episódio, contamos com a visão da Rodrigo Capella, Diretor da Ação Estratégica - Agência de Comunicação e Marketing 100% focada em Agronegócio. Rodrigo Capella abordou a pergunta:

“Qual será o futuro do biogás para o agronegócio no Brasil?”

Rodrigo Capella

Antes de refletir sobre o futuro do biogás no Brasil, importante destacar que segundo a ONU, atualmente, somos cerca de 8 bilhões de habitantes no mundo. Tudo indica que, daqui a 30 anos, em 2054, seremos 10 bilhões de pessoas. Ou seja, teremos um incremento populacional de 2 bilhões.

Como essas pessoas serão alimentadas?

Precisamos, obviamente, sempre de novas e consistentes iniciativas para a produção de alimentos, contemplando a segurança alimentar (disponibilidade de alimentos) e a segurança do alimento (qualidade do alimento).

Dentro deste contexto, uma fonte de energia limpa e renovável, produzida a partir de materiais orgânicos, vem alçando ao protagonismo dentro do agronegócio brasileiro. Trata-se do biogás e do biometano, alternativas aos combustíveis fósseis (gás natural, diesel, gasolina, GLP e carvão mineral).

⇒ Sintonize no Biogás: ouça episódios de podcast

Nesse sentido, diversas propriedades, de vários perfis e tamanhos, têm empregado esforços na utilização e valorização de resíduos orgânicos da produção agrícola e aos dejetos de animais para a geração de energia limpa, via biodigestor, e também de biofertilizantes como produto nobre ao agro.

Para tanto, são utilizados materiais já existentes na propriedade, tornando a complexa produção agrícola ainda mais sustentável e incrementando as práticas ESG, cada vez mais exigidas pela sociedade.

Outro aspecto importante é a utilização do biogás, que pode ser destinado para a secagem de grãos, processo extremamente importante dentro da produção, e também para abastecer as máquinas agrícolas, sendo uma alternativa plena ao uso de diesel, combustível proveniente do petróleo.

As perspectivas futuras para a utilização do biogás e biofertilizante no agronegócio brasileiro são, portanto, muito positivas. O processo de produção de biogás é uma oportunidade para reduzir custos da gestão dos resíduos, possibilitando que alguns materiais ganhem destaque e tornem-se ativos econômicos significativos para o produtor rural.

Podemos dizer, então, que o biogás será um aliado do agronegócio brasileiro e ajudará a alimentar o mundo, beneficiando os atuais habitantes e boa parte dos próximos 2 bilhões.

 Siga o canal do Portal Energia e Biogás no WhatsApp!

Rodrigo Capella

Com 20 anos de atuação no agronegócio, Rodrigo Capella é diretor geral da Ação Estratégica - Comunicação e Marketing no Agronegócio. 

Com MBA pela USP/Esalq, Capella é embaixador da Agrishow e autor de livros e artigos sobre agronegócio e comunicação, publicados no Brasil e no exterior. 

Capella também é palestrante e, em suas palestras, apresenta panoramas de mercado e oportunidades para as agroindústrias e para os produtores rurais brasileiros. É autor do projeto "Alertas do Agronegócio", que leva demandas de produtores, cooperativas e associações para deputados e senadores

Saiba mais: LinkedInMarketing no Agronegócio

Assine nossa Newsletter

Série Especial - O Futuro do Biogás

Confira os Episódios anteriores:

Gostou do assunto?

Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?



Copyright © 2024 Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás®.

AVISO! O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.