Biodigestor é doado pelo Consulado Geral de Israel em São Paulo para o Lar das Crianças da CIP

O equipamento doado é uma oportunidade de economia para a instituição e educação ambiental.

Biodigestor é doado pelo Consulado Geral de Israel em São Paulo para o Lar das Crianças da CIP
Foto: Divulgação/ Biomovement Ambiental
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Brasil
Educação e Sustentabilidade

Lar das Crianças da CIP recebe biodigestor HomeBiogas doado pelo Consulado Geral de Israel em São Paulo

Os biodigestores israelenses HomeBiogas são equipamentos de gestão sustentável de resíduos orgânicos que oferecem benefícios econômicos, pedagógicos e sustentáveis.

No dia 8 de agosto, o Lar das Crianças da Congregação Israelita Paulista (CIP), que fica em São Paulo, recebeu um biodigestor HomeBiogas, doado pelo Consulado Geral de Israel em São Paulo.

O Lar das Crianças é uma instituição sem fins lucrativos, pertence a congregação Israelita Paulista, que visa a oportunidade de desenvolvimento para 460 crianças e adolescentes. Esses jovens passaram a se beneficiar da tecnologia de biodigestão HomeBiogas, um sistema único de gestão dos resíduos sólidos orgânicos (fezes, restos de alimentos, cascas de ovos e de vegetais, entre outros), transformando-os em biogás - energia renovável -, que o sistema canaliza para o uso na cozinha, e em um biofertilizante líquido, natural e rico em matéria orgânica, que fortalece o solo.

Essa inovação patenteada e presente em mais de 100 países faz a gestão adequada dos resíduos orgânicos, evitando que lotem aterros sanitários ou que sejam jogados em rios, córregos ou em outros locais podendo promover contaminações. Sem falar que cada equipamento promove a redução da emissão de cerca de 6 toneladas de gases de efeito estufa por ano.

A economia gerada por meio do sistema é outro benefício, tanto na geração do biogás para cozinhar, quanto do biofertilizante para a preparação do solo e melhor cultivo. Já para quem promove a Educação, o biodigestor é uma ferramenta pedagógica completa de vivência prática, que oferece, além da Educação Ambiental, oportunidade para o aprendizado de outras disciplinas curriculares, como química, física, matemática, biologia etc.

Além de auxiliar no dia a dia das crianças e colaboradores, essa tecnologia israelense ajuda no aprendizado sobre desenvolvimento sustentável e economia circular na agricultura, onde os resíduos orgânicos alimentares produzem biofertilizante que usado no crescimento da horta local e ainda promove o uso de energia renovável, em forma de biogás, gerando diminuição de gastos e impactos para todos”, conta Leandro Toledano, representante exclusivo da HomeBiogas no Brasil.

Ele esteve presente no evento de entrega do biodigestor ao Lar das Crianças da CIP, juntamente com o Cônsul Geral de Israel, Rafael Erdreich, Ari Fischer, representante da Agência de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento de Israel (MASHAV), além da equipe pedagógica da instituição. 

As tecnologias de Israel em prol do desenvolvimento sustentável – o Consulado Geral de Israel em São Paulo vem atuando decisivamente no que diz respeito a disseminar as tecnologias desse país tradicionalmente inovador e que trazem benefícios sociais, ambientais e econômicos. Desde a chegada do Cônsul Geral, Rafael Erdreich, em agosto de 2021, cinco biodigestores da HomeBiogas foram doados.

Equipe pedagógica do Lar das Crianças da CIP, juntamente com o Cônsul Geral de Israel, Agência de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento de Israel (MASHAV) e CEO da Biomovement Ambiental.
Foto: Divulgação/ Biomovement Ambiental

Ficamos felizes com a doação deste biodigestor para o Lar das Crianças da CIP. Ela ilustra o compromisso de Israel com a agenda de sustentabilidade tão preemente nos dias de hoje”, disse o Cônsul Geral de Israel, Rafael Erdreich.


O Consulado Geral de Israel em São Paulo se dedica a promover as relações diplomáticas, culturais e sociais entre o Estado de Israel e São Paulo e os estados do sul do Brasil – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Por meio de seus departamentos de cultura, imprensa, economia e política, o Consulado desenvolve atividades para apresentar Israel ao público brasileiro e proporcionar este intercâmbio cultural. Além disso, engloba uma das maiores missões econômicas de Israel no mundo e uma equipe do Ministério do Turismo, também dedicados a criar pontes entre os dois países.

Israel é um país pequeno e desértico em mais de 60% de sua extensão territorial. Ainda assim, logrou estabelecer uma indústria agrícola, de manejo de recursos hídricos e de inovação e tecnologia tão avançada a ponto de se tornar referência no assunto. Os biodigestores da empresa Homebiogas, neste sentido, são um exemplo de tecnologia acessível e de fácil implementação que possibilita a famílias e comunidades uma atitude sustentável no dia-a-dia, bem como dos produtos que a cooperação de Israel com o mundo pode ensejar”, concluiu o Cônsul.

Para saber mais sobre as instituições citas, acesse:

Confira também:

Equipamento transforma resíduos orgânicos em economia - Conheça o equipamento que de forma eficiente e compacto une a capacidade de tratamento de resíduos com a produção de biogás e biofertilizante.

Série Especial: Startups de Biogás do Brasil ⇒ 3º Episódio: BioMovement Ambiental - Neste 3º episódio da série Startups de Biogás do Brasil, temos o prazer de apresentar a BioMovement Ambiental - Distribuidor Exclusivo HOMEBIOGAS no Brasil. Em um bate-papo descontraído é possível conhecermos um pouco da história, das motivações e dos desafios da BioMovement Ambiental.

Gostou do assunto?

Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?



Fonte: Com informações da Biomovement Ambiental e do Consulado Geral de Israel em São Paulo. Publicado em: 23 de agosto de 2022.

Esta notícia não é de autoria do Portal Energia e Biogás, desta forma, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são da fonte especificada.

AVISO! O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.