Empresas firmam parceria para desenvolvimento de soluções tecnológicas para indústrias sustentáveis

Com o objetivo de desenvolver novas soluções tecnológicas para fábricas mais "inteligentes", T4 Agro e Intelup firmaram parceria para expansão do negócio.

Empresas firmam parceria para desenvolvimento de soluções tecnológicas para indústrias sustentáveis
Imagem ilustrativa: Ethanol plant. Fonte: https://www.canva.com/
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Brasil
Negócios & Oportunidades

T4 Agro e Intelup firmam parceria para desenvolvimento de soluções tecnológicas para indústrias sustentáveis

O foco é tornar fábricas mais “inteligentes”, com menos desperdícios, menor consumo de energia, e menos descarte de resíduos no meio ambiente.

A T4 Agro, incubadora e aceleradora de startups dedicadas ao agronegócio, e a Intelup, empresa de software para monitoramento e melhoria de performance de plantas industriais, firmaram parceria para expansão do negócio. O objetivo é o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas para evitar ineficiências, melhorar produção, reduzir custos, emitindo alertas para os gestores.

Intelup é uma solução digital que conta com cinco módulos para gestão, manutenção e monitoramento de plantas industriais. É uma solução aderente à chamada indústria 4.0. A partir da aplicação de tecnologias como inteligência artificial, internet das coisas e machine learning ao processo produtivo, são geradas informações e dados estatísticos que permitem melhor uso da energia, menos desperdício de insumos e matéria prima, e menos lançamento de resíduos no meio ambiente.  Isso é feito a partir da comparação da performance real da planta com os parâmetros previamente definidos.  Isso permite que sejam feitos ajustes de equipamentos e de processos, a fim de obter melhor desempenho.

As ferramentas da Intelup atualmente são utilizadas por empresas de variados portes e  de diversos segmentos industriais. Planos e módulos são desenvolvidos de acordo com as necessidades de cada empresa. Entre os usuários de seus softwares estão organizações como Ambev, JBS, BP Bunge, Cofco e Uisa. Agora, com essa parceria com a T4 Agro, a Intelup pretende ampliar sua presença no segmento do agronegócio, e também no segmento de produção de energia limpa.   A T4agro foi criada pela Uisa, uma das maiores biorefinarias do País, e pelo Fundo de Private Equity CVCIB para identificar projetos que possam aproveitar oportunidades de negócios e solucionar, de forma sustentável, problemas para empresas do setor agrícola. De forma pioneira, a incubadora está sediada dentro das instalações da Uisa. O objetivo é que as startups estejam em um ambiente que reproduza de forma real as várias etapas de produção do agronegócio.

De forma inovadora e abrindo novas oportunidades, atualmente, a Intelup faz o monitoramento das plantas de três unidades da Geo Biogás & Tech energética, referência na utilização de resíduos orgânicos para produção de biogás. Recentemente, a Uisa, e a Geo Biogás & Tech firmaram acordo para a construção de uma planta anexa ao complexo industrial da Uisa, localizado em Nova Olímpia (MT). A planta irá converter em biogás os resíduos líquidos e sólidos (vinhaça, torta de filtro e palha) resultantes do processamento de cana-de-açúcar, outras biomassas e resíduos agroindustriais locais, servindo também como uma plataforma de tratamento de efluentes orgânicos. Agora, o ecossistema formado pela T4 Agro, Uisa e Geo Biogás & Tech estará à disposição da Intelup para desenvolvimento e testes de novas soluções.

Segundo Julio Milla, CEO da T4 Agro, a associação com a Intelup está em linha com a estratégia definida para a empresa.

Buscamos trazer para nosso portfólio startups com grande potencial de crescimento, que tenham soluções robustas capazes de atender necessidades do mercado. A Intelup tem tudo isso, e ainda poderá usufruir de nosso know-how em agroindústria para o desenvolvimento de novas soluções. Isso sem contar que essa união de forças pode facilitar o acesso a novos segmentos de clientes”, destaca Julio.

Segundo Bruno Belanda, CEO da Intelup, a associação com a T4 Agro vai contribuir para a evolução e validação das soluções da Companhia. O trabalho agora vai ser feito a quatro mãos.

A Intelup está num ritmo forte de crescimento, tendo dobrado de tamanho e faturamento nos últimos dois anos. Procurávamos um sócio que pudesse aportar não só recursos para manter esse ritmo de crescimento, mas que também pudesse colaborar com a evolução e validação de nossa Plataforma de Inteligência Industrial e Analytics. Encontramos na T4Agro um parceiro ideal para essa tarefa, pois ela permite que tenhamos acesso aos engenheiros e gestores da Uisa e da Geo Biogás & Tech  a fim de construirmos e testarmos inovações nas nossas soluções”, diz Bruno. 

Sobre a T4 Agro

Saiba mais em: t4agro.com  
 

Sobre a Intelup

Saiba mais em: intelup.com.br 

Gostou do assunto?

Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?




Fonte: Intelup
Publicado em: 15 de março de 2022.

Esta notícia não é de autoria do Portal Energia e Biogás, desta forma, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são da fonte especificada.