Copel no PR vai contratar energia de pequenos geradores

A previsão é contratar até 50 MW, a chamada ficará aberta até o dia 16 de fevereiro de 2021.

Copel no PR  vai contratar energia de pequenos geradores

 Crédittos da Foto: Geraldo Bubniak

 Clipping

   Agência de Notícias do Paraná     Projeto inédito no País vai contratar energia de pequenos geradores

Resumo

A Copel lançou no dia 18 de novembro de 2020, em Palotina, no Oeste do Paraná, uma chamada pública para a contratação de energia proveniente de autogreradores. O edital, inédito no Brasil, foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mediante solicitação feita pela Copel para implantar esse projeto-piloto de cinco anos. A previsão é contratar até 50 MW (megawatt) médios de energia nessa modalidade, equivalente a 438 mil MWh/ano ou 1,9% de sua carga anual.

O objetivo da chamada é atrair produtores independentes de pequeno e médio porte, incluindo minigeradores, aproveitando ainda mais o potencial energético do Estado, com capacidade para operar de maneira conectada. Para vender à Copel, os autogeradores terão de constituir uma microrrede - um sistema elétrico independente, que funciona como uma “ilha de energia”, integrando geração, armazenamento e consumo à rede de distribuição.

A chamada ficará aberta até o dia 16 de fevereiro.

A chamada vai abranger “acessantes” que geram de 1 a 30 MW (potência capaz de atender 100 mil consumidores), sem restrição da fonte geradora, com custo máximo de venda de R$ 311/MWh

Para ler a matéria na integra, acesse o link abaixo.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Publicado em 18 de novembro de 2020

Esta notícia não é de autoria do Portal Energia e Biogás, desta forma, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original. Para acessar a notícia completa em seu veículo original, clique aqui.