Desenvolvendo Tecnologias para a Transição Energética: O Papel das Biorefinarias no Brasil

Tempo de leitura: aproximadamente 4m30s

No presente artigo, Prof. Dr. Hudson Zanin destaca pontos importantes sobre a tecnologias para a transição energética a partir de biocombustíveis.

Desenvolvendo Tecnologias para a Transição Energética: O Papel das Biorefinarias no Brasil
Foto: Divulgação/ Prof. Dr. Hudson Zanin
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Comunidades & Produtores de Biogás
Transição Energética

Desenvolvendo Tecnologias para a Transição Energética: O Papel das Biorefinarias no Brasil

Prof Dr Hudson Zanin | A busca por fontes de energia sustentáveis e renováveis é uma pauta global urgente. Nesse cenário, as biorefinarias estão emergindo como atores cruciais na transição energética, especialmente no contexto brasileiro. Com vastos recursos naturais e uma rica biodiversidade, o Brasil tem o potencial de liderar a revolução das biorefinarias, impulsionando a economia, reduzindo emissões e promovendo o desenvolvimento sustentável.

À medida que a conscientização sobre as mudanças climáticas cresce, as biorefinarias estão rapidamente se tornando o coração da transição energética. Elas oferecem soluções inovadoras para múltiplos desafios, desde a redução das emissões de carbono até a criação de oportunidades econômicas e a promoção de colaborações interdisciplinares. No Brasil, temos a oportunidade de liderar esse movimento e transformar nossa matriz energética.

O hidrogênio verde, por exemplo, é uma peça fundamental nessa jornada. Ele é produzido a partir de fontes renováveis, como a eletrólise da água utilizando energia solar ou eólica. Ele pode vir do biogás ou etanol também: há quem diga que a cor do hidrogênio muda, mas não vejo sentido nisso. Esse hidrogênio pode ser usado para alimentar células de combustível, gerar eletricidade limpa e até mesmo substituir combustíveis fósseis em setores como transporte e indústria. O Brasil, com seu potencial solar, eólico e biocombustíveis, está bem posicionado para se tornar um líder na produção de hidrogênio verde.

Os Combustíveis de Aviação Sustentáveis (SAF) também desempenham um papel crucial na redução das emissões de carbono na aviação. Feitos a partir de biomassa e/ou resíduos agrícolas, esses combustíveis renováveis podem diminuir significativamente a pegada de carbono da aviação. A implantação de tecnologias de biorefinarias pode acelerar a produção de SAF no Brasil, tornando nossas viagens aéreas mais sustentáveis. O Brasil tem muito a oferecer nesse área com biogás e etanol.

O biometano é outra joia da transição energética. Ele pode ser produzido a partir do tratamento de resíduos orgânicos, como restos de alimentos e esgoto. Esse gás renovável pode ser usado para gerar eletricidade, alimentar veículos movidos a gás ou até mesmo substituir o GLP utilizado para aquecimento residencial. A produção de biometano através de biorefinarias não apenas reduz o desperdício, mas também contribui para a diminuição das emissões e para a diversificação da matriz energética brasileira.

O futuro da energia está nas mãos das biorefinarias. Elas não apenas oferecem soluções eficazes para a crise climática, mas também impulsionam a economia, geram empregos e promovem um Brasil mais sustentável, destacou o Prof. Dr. Hudson Zanin.

Sobre o autor

Prof. Dr. Hudson Zanin, é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D, possui Pós-Doutorado pela University of Bristol, BRISTOL, Inglaterra; Pós-Doutorado pela Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil. Doutorado em Engenharia Elétrica; Mestrado em Engenharia Elétrica; Especialização em Jornalismo Científico e Graduação em Física. É docente na Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP. Currículo Lattes, LinkedIn.

Gostou do assunto?

Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?

Autor: Prof. Dr. Hudson Zanin. Publicado em: 25 de agosto de 2023.

Este artigo não é de autoria do Portal Energia e Biogás, desta forma, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do autor. O Portal Energia e Biogás disponibiliza o espaço Comunidades & Produtores de Biogás para que especialistas publiquem conteúdos de opinião e conteúdos técnicos relacionados com o mercado de biogás e biometano. Os textos são avaliados pela equipe de redação do portal, que define possibilidade de publicação. Os conteúdos de opiniões enviados e publicados nesse espaço não refletem necessariamente a opinião do Portal Energia e Biogás.

AVISO! O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

  • EDSON VALMIR CORDOVA DA ROSA
    EDSON VALMIR CORDOVA DA ROSA
    Muito bom.
    10 meses atrás Responder