Agropecuária é fundamental para interiorizar uso do biogás no país
Tempo de leitura: aproximadamente 3m23s
Reaproveitamento dos resíduos das propriedades rurais e indústrias pode gerar energia limpa para utilização na rede elétrica e nos transportes.
Resumo
A matéria da Revista Globo Rural aborda o potencial do mercado de biogás no Brasil, destacando a expansão do setor nos últimos anos. De acordo com dados da Associação Brasileira de Biogás (ABiogás) o segmento cresce cerca de 40% ao ano no país.
Gabriel Kropsch, vice-presidente da ABiogás, fala sobre número de usinas de biogás em operação no Brasil, das 550 usinas produtoras de biogás cerca de 400 estão relacionadas à produção rural. Este fato reforça o potencial de produção de biogás na agropecuária brasileira. Assim como o potencial de produção de etanol e biodiesel, o desenvolvimento da bioenergia no Brasil caminha para atender uma de demanda cada vez maior por uma matriz energética mais limpa.
Pontos abordados na matéria:
- Biogás no setor sucroalcooleiro, destacando o projeto desenvolvido pela Raízen na sua unidade em Guariba (SP) a qual produz biogás a partir da torta de filtro e da vinhaça.
- Biogás no cooperativismo no Paraná, descrevendo os projetos realizados pelas cooperativas Castrolanda, Frísia e Capal. O uso do biogás como combustível para trator e máquinas agrícola, além da possibilidade de geração de energia elétrica.
- Biogás no transporte de veículos pesados, como caminhões e ônibus. A fabricante de caminhões Scania, multinacional de origem sueca, colocou à venda em 2019 um caminhão movido a gás natural e que pode também ser abastecido com o biometano.
- E destacou a infraestrutura necessária para atender expansão do gás natural como combustível veicular será favorecida pela expansão do biometano. Projetos de biogás e biometano vão viabilizar a expansão do uso do gás naural como combustível em caminhões, ônibus e tratores. O biometano é complementar ao gás natural, intercambiável e seu potencial pode favorecer a transição energética ao possibilitar a ampliação do número de pontos de abastecimento, principlamente em regiões não atendidas pela rede de gás natural localizados no interior do país.
Para acessar a matéria completa, clique aqui.
Gostou do assunto?
Quer saber mais sobre biogás na agropecuária?
Acesse outras matérias sobre biogas na Revista Globo Rural
- Produzir biogás custa, mas pode dar retorno, afirmam executivos do setor
- Agropecuária tem importante papel na geração de energia limpa
- Biogás: a energia que vem do esterco
- Suinocultura tem potencial para gerar 2,7 bi m³ de biometano por ano
- Scania entrega caminhões a gás natural e biometano e vê potencial no mercado agro
- Scania e PepsiCo fecham negócio com 18 caminhões movidos a gás e biometano
- Raízen inaugura usina comercial de biogás a partir da torta de filtro e da vinhaça em São Paulo
Fonte: Revista Globo Rural, por Raphael Salomão e Alana Fraga
Publicado em: 23 de dezembro de 2020. Atualizado em: 28 de dezembro de 2020.
Esta notícia não é de autoria do Portal Energia e Biogás, desta forma, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original. Para acessar a notícia completa em seu veículo original, clique aqui.
AVISO! O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.