Novo Panorama do Biogás no Brasil 2021

O documento traz os principais dados sobre as plantas de biogás e biometano em 2021.

Novo Panorama do Biogás no Brasil 2021
Novo Panorama do Biogás no Brasil apresenta dados atualizados sobre o progresso do biogás e biometano. Foto: Divulgação/ CIBiogás
Conteúdos
Publicação: Nota Técnica

Novo Panorama do Biogás no Brasil é lançado no Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano em Caxias do Sul - RS

O documento traz os principais dados sobre as plantas de biogás e biometano em 2021.

Nesta quarta-feira (13), o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás) lançou a nova edição da Nota Técnica: Panorama do Biogás no Brasil. A apresentação do documento aconteceu na 4° edição do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano em Caxias do Sul nos dias 12, 13 e 14 de abril. 

A cada ano, um novo marco

O documento corresponde ao ano de 2021 e traz diversos dados atualizados sobre as plantas de biogás e biometano e sua evolução no Brasil. O Panorama revela o número de plantas de biogás com aproveitamento energético que se encontravam em operação, implantação e reforma até dezembro de 2021. A última edição já havia trazido alguns marcos relacionados à produção de biogás e plantas em operação, e desta vez os números se renovam de forma positiva. 

Um dos dados mais representativos do Panorama refere-se à quantidade de biogás gerado. Só em 2021, 2,35 bilhões de Nm³ de biogás foram produzidos por 755 plantas em operação, gerando um aumento de 10% da produção em relação ao ano de 2020 (2,14 bi Nm³/ano), ou seja: aumento da descarbonização do ecossistema sustentável brasileiro a partir da gestão de resíduos.

Para 2022, espera-se um crescimento  ainda maior no volume de biogás gerado pelas plantas de biogás. A estimativa é de mais de 22%, com o início da operação de plantas que encontravam-se em implantação e reforma no ano de 2021 (56 plantas), podendo ultrapassar os 2,8 bilhões de Nm³/ano de biogás. 

Rafael González, diretor-presidente do CIBiogás, comenta que o Brasil tem um grande potencial para explorar variados tipos de energias renováveis, mas que o biogás tem capacidade para ser um dos protagonistas no aumento da descarbonização de processos. 

Esse aumento expressivo do mercado de biogás, revela a força da alternativa no país e como isso influencia o desenvolvimento de novas ideias focadas na redução de emissões, mas também na necessidade de reorganizar os processos focados na gestão de resíduos, visto que, apenas no último ano, as plantas  em operação produziram 2,3 bilhões de Nm³ de biogás.”

Geração de energia

Não tem como falar sobre biogás sem falar da geração de energia elétrica que atualmente é a principal aplicação energética realizada em plantas de biogás brasileiras. No ano de 2021, 87% das plantas em operação destinaram 71% do volume de biogás brasileiro para geração de energia elétrica. 

Felipe Marques, diretor de desenvolvimento tecnológico do CIBiogás, reforça que o agrupamento dos dados contribui fortemente para a visualização clara do que está acontecendo no setor de energia.

Há muito para ser explorado! A partir das informações presentes no Panorama é possível perceber o crescimento do setor. Mais plantas e mais biogás em usos energéticos no Brasil. Os negócios verdes estão acontecendo! O setor se amplia e se consolida como estratégico para o Brasil.”

Dentro desses números, o documento expõe a atuação do setor agropecuário, que possui maior representatividade quanto ao número de plantas que realizam esta  prática sustentável, sendo responsável por 80% das plantas de biogás em operação no ano de 2021. 

Novas oportunidades

Oportunidades para gerar biogás atualmente é o que não falta. Além do Sul do Brasil, os estados ao Norte do país também têm demonstrado potencial e interesse na  gestão de resíduos e geração de energia a partir do biogás. Em 2021, foram registradas as primeiras plantas de biogás com aproveitamento energético nos estados de Rondônia e Alagoas

Para que essas oportunidades aumentem ao longo dos anos, é necessário que essas informações sejam compartilhadas, na intenção de incentivar a evolução do setor em conjunto. 

Pensando nisso, Alessandra Freddo,  uma das pesquisadoras do Panorama e consultora da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) no Projeto GEF Biogás Brasil, liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e implementado pela UNIDO, comenta que o Panorama do Biogás e o BiogásMap - uma das ferramentas que reúne os dados das plantas de biogás em operação - possuem grande importância para o setor, pois permitem que diferentes players interessados acompanhem a tendência de desenvolvimento do biogás no Brasil, além da possibilidade de obterem insights que podem contribuir para a tomada de decisão. 

Convidamos todos os agentes da cadeia de biogás a contribuírem com a atualização anual para que possamos levar informações cada vez mais precisas e atualizadas através de materiais e ferramentas como essas.

BiogásMap

A ferramenta responsável por reunir os principais dados sobre as plantas de biogás em operação no Brasil está de cara nova! Assim como o Panorama do Biogás no Brasil, o BiogásMap também foi atualizado de forma criteriosa para que o setor seja guiado da melhor maneira através dos novos dados. 
O BiogásMap é fruto da parceria entre o CIBiogás, UNIDO e diversos fornecedores, consultores, pesquisadores e produtores da cadeia de biogás. 

Como acessar o Panorama?

Quer conferir todos estes dados atualizados na íntegra? Baixe o Panorama de Biogás no Brasil no link abaixo e compartilhe conosco as suas impressões sobre os novos dados do setor. 

Saiba mais:

CIBiogás - https://cibiogas.org/

Gostou do assunto?

Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?

Fonte: CIBiogás, por Liege Reis - Assessoria de Imprensa.
Publicado em: 14 de abril de 2022.

Esta notícia não é de autoria do Portal Energia e Biogás ®, desta forma, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são da fonte citada.