2º Episódio - SulBiogás

Acompanhe o 2º Episódio da série de reportagens especiais sobre Startups que atuam no mercado de biogás brasileiro.

2º Episódio - SulBiogás
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Série Especial

2º Episódio

SulBiogás

Startups de Biogás do Brasil

Série Especial
É uma série de reportagens especiais com o objetivo de apresentar as principais e mais promissoras startups do Brasil que atuam na área de digestão anaeróbia, produção de biofertilizante, produção de energia e descarbonização com biogás e biometano.
O foco da série Startups de Biogás do Brasil é identificar a apresentar ações de empreendedorismo, em todas as regiões do Brasil. Empreendedorismo, que segundo a Wikipédia “é o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes. É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos”.

Afinal, o que é uma Startup?

Startup é uma expressão, em língua inglesa, utilizada para denominar uma “empresa” recém-criada, que ainda está em fase de desenvolvimento e estruturação para ingressar no mercado. Uma startup normalmente é uma empresa de base tecnológica ou com base em inovação, por trás da solução que oferece.
A palavra startup refere-se ao arranque, ao impulso ou a partida inicial de uma boa ideia rumo a consolidação no mercado. Quatro fases distintas caracterizam o desenvolvimento de uma startup: concepção da ideia de impacto e do modelo de negócio, desenvolvimento do produto ou serviço inovador, atração de clientes e investimentos e a fase de crescimento acelerado da empresa (escalabilidade do negócio).
As startups têm alta capacidade para a renovação e desenvolvimento do mercado, desafiando os modelos existentes. Por essa importância atuam como vetores de mudança, trazendo sempre ideias diferenciadas e desafiadoras.

Neste 2º Episódio da série temos o prazer de apresentar:

SulBiogás

Florianópolis - Santa Catarina

Foto 1: Divulgação/ SulBiogás

INTRODUÇÃO

A SulBiogás, apesar de ser uma startup jovem e ainda em desenvolvimento, possui uma ampla bagagem de conhecimento e experiência no mercado de biogás, vivenciados nos últimas 15 anos pela Iara Dreger, fundadora e CEO (Chief executive officer) da startup.
Além da experiência no mercado, Iara Dreger é autora de livros sobre biogás. Com domínio de conhecimentos na área de produção de biogás e uma visão ampla do mercado nacional e internacional, identificou oportunidades para empreender no Brasil. 

Este 2º episódio da série Startups de Biogás do Brasil, temos o prazer de apresentar um pouco da história da SulBiogás. Em um bate-papo descontraído é possível conhecermos um pouco da jornada que a SulBiogás está iniciando: seus desafios e oportunidades.

ENTREVISTA

Iara Dreger 

CEO na Startup SulBiogás

Portal: Como surgiu a SulBiogás?

Iara Dreger: A SulBiogás é catarinense e nasceu durante a pré-incubação do Programa NaSCer do Sebrae/SC e do Gov/SC nos anos de 2020-2021, alavancada por uma larga e sólida caminhada profissional no setor do biogás. Desde 2006 trabalhamos com o tema, principalmente voltado à agropecuária. 

Portal:  Quais foram as principais motivações para empreender na área de biogás?

Iara Dreger: Nossa motivação é socioambiental, bioeconômica e tecnológica: nós contribuímos para a sustentabilidade ambiental, a bioeconomia e a qualidade de vida no campo.  

Ou seja, é entregar tecnologia industrial de ponta para o produtor rural diversificar a sua atividade, com insumos disponíveis na propriedade e, com padrão competitivo, alinhada com vários Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, dentre eles:

      • Objetivo 7 – Energia limpa e acessível;
      • Objetivo 9 – Indústria, inovação e infraestrutura;
      • Objetivo 12 – Consumo e produção responsáveis;
      • Objetivo 13 – Ação contra a mudança global do clima.

Trazemos inovação para manter a atual e as próximas gerações do homem no campo, com todos os preceitos mencionados. 

Portal: Quais os desafios para desenvolvimento de um startup na área de biogás, no Brasil?

Iara Dreger: Estruturar uma Startup é desafiador, primeiramente quanto ao entendimento, ou seja, o conceito de Startup e como escalar a Solução. Segundo, porque os programas para Startups não remuneram diretamente, portanto, há a necessidade de injeção de capital nos primeiros anos.

Portal: A SulBiogás está inserida em algum incubadora, aceleradora, hub de inovação?

Iara Dreger: Além do Programa NaSCer, fomos contemplados pelo Programa InovAtiva Brasil do Sebrae Nacional e do Ministério da Economia, em 2021.

Foto 2: Divulgação/ SulBiogás

Portal: Quais os serviços que esse ambiente disponibiliza para apoiar o desenvolvimento e estruturação da startup?

Iara Dreger: Os Programas diferem entre eles na condução da incubação. O que eles têm em comum são as mentorias gerais e as específicas e, muito especialmente, a preparação dos Pitchs, que são uma espécie de defesa de Tese, onde você apresenta a sua empresa e todos os segmentos desta, teoricamente resolvidos. O Programa NaSCer, por exemplo, trabalha com uma Plataforma para desenvolvimento da ideia de criação ao CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica). São Programas intensivos e que exigem dedicação. Contribuem para o crescimento e amadurecimento pessoal e da Startup e para a inserção no segmento.

Portal: Em qual fase de desenvolvimento de startup (ideação, produto ou MVP, tração e escala) está a SulBiogás?

Iara Dreger: Atualmente estamos desenvolvendo a solução para o MVP (Minimum Viable Product, ou, em português, Mínimo Produto Viável) e o Plano de Negócio.

Portal: Em qual segmento de startups está a SulBiogás: é uma enertech, cleantech ou outra?

Iara Dreger: Hoje somos uma startup voltada ao agronegócio, mais especificamente à agropecuária e que abrange saneamento, energias e fertilizante. 

Portal: A SulBiogás irá atuar em quais modelos de negócios B2B, B2C, outros?

Iara Dreger: Nosso foco e atuação é B2B (business to business), ou seja, negócios estabelecido entre empresas.

Portal: A SulBiogás já participou de alguma rodada para captação de investimentos para acelerar o crescimento do negócio?

Iara Dreger: A partir de dezembro de 2021 estaremos estruturados para a captação de investimentos.

Portal: Quais as soluções para o mercado de biogás que sua startup está desenvolvendo?

Iara Dreger: Trabalhamos com a proposta de uma tecnologia industrial e robusta para a produção continuada de biogás e a geração firme de eletricidade e energia térmica, além do enriquecimento do fertilizante para qualidade similar ao NPK (Nitrogênio, Fósforo e Potássio) mineral.

Portal: Há disponibilidade de fomento para pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de biogás?

Iara Dreger: No Brasil, as pesquisas na área de biogás são fomentadas desde a década de 1970, sofrendo altos e baixos em função dos interesses do país, seja pela vertente energética seja pela ambiental. No entanto, nenhum programa de fomento específico foi implementado até o momento devido a uma série de fatores, principalmente porque o potencial de geração de biogás (ainda) não é considerado como substancialmente importante na matriz energética do país, segundo o Pesquisador membro da equipe SulBiogás.

Portal: Quanto a busca por colaboradores especializados para a área de atuação da SulBiogás, os profissionais que estão disponíveis no mercado estão preparados para atuarem com o desenvolvimento de soluções inovadoras em um ambiente que também requer muita capacidade empreendedora?

Iara Dreger: Somos uma equipe com 7 profissionais de diferentes áreas de atuação, tais como: engenharia química, mecânica e civil, meio ambiente e gestão de território; todos engajados nas discussões estratégicas. Entretanto e sobretudo, trabalhamos com um escritório de engenharia de projetos alemão, com mais de 20 anos de experiência no mercado interno e internacional e, com um escritório de engenharia nacional. Outras áreas como, por exemplo, avaliação de mercado e validação de produtos, gestão do grupo de vendas, são terceirizadas.

Foto 3: Divulgação/ SulBiogás

Portal: Fale sobre o atual momento do Brasil para desenvolvimento de uma empresa, estamos em um bom momento para os negócios na área de biogás?

Iara Dreger: Acreditamos que momentos de dificuldade geram oportunidades. Considerando a atual conjuntura global: pandemia, crescimento do desemprego, crise na saúde, ou seja, esses momentos de descompasso no desenvolvimento da sociedade fazem com que pessoas com perfil empreendedor vislumbrem oportunidades de negócio com a finalidade de gerar soluções para as problemáticas recorrentes. No nosso país não é diferente, o brasileiro tem perfil empreendedor!! e percebe-se que há um crescimento na abertura de empresas em momentos de crise.

Quanto ao mercado de biogás entendemos que há demanda de mercado para empresas na área de biogás e, sendo uma energia renovável, a tendência é o crescimento.

Portal: Quais as condições precisam ser criadas para que haja expansão do mercado de biogás no Brasil?

Iara Dreger: Para que haja uma expansão do mercado de biogás no Brasil é necessário que os custos de implantação de unidades de produção sejam mais acessíveis e a utilização dos produtos do biogás sejam mais rentáveis ou, ainda,comercializáveis, no sentido de viabilizar economicamente essas unidades, principalmente para o pequeno e médio gerador (produtor).

Portal: Na sua opinião, o Brasil possibilita ambientes para desenvolvimento de startups que atuam com base tecnológica?

Iara Dreger: É uma novidade para o mercado: somos uma das primeiras Startups com base tecnológica nesse ambiente; são Startups que exigem mais esforço para escalar devido a grandeza e o custo dos empreendimentos. 

Portal: Como a SulBiogás vê o mercado de biogás no Brasil para os próximos 5 anos?

Iara Dreger: As oportunidades de negócio são diretamente proporcionais à tecnologia adotada por cada uma das empresas: há oportunidade para todos, em maior ou menor escala.

Contato:

SulBiogás

Site: SulBiogás.com.br

Redes Socias: Facebook | Instagram | YouTube | LinkedIn

AGRADECIMENTOS

O Portal Energia e Biogás, em nome da Iara Dreger, agradece a toda equipe da SulBiogás pelas valorosas contribuições para desenvolvimento dessa reportagem. 

Aguarde!

Em breve novos episódios da série com destaque para novas Startups que atuam no mercado de biogás em diferentes regiões do Brasil.

Gostou do assunto?

Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?




Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás.