ZEG Biogás e Greenlane Renewables anunciam acordo na área de biometano

Tempo de leitura: aproximadamente 7m10s

Acordo para estabelecer fabricação local de tecnologia de produção de biometano. A parceria ajudará a acelerar o crescimento da produção de biometano na maior região produtora de cana-de-açúcar do mundo.

ZEG Biogás e Greenlane Renewables anunciam acordo na  área de biometano
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Brasil
Novos Negócios

ZEG Biogás e Greenlane Renewables anunciam acordo para estabelecer fabricação local de tecnologia de produção de biometano

Parceria ajudará a acelerar o crescimento da produção de biometano na maior região produtora de cana-de-açúcar do mundo

A ZEG Biogás e a Greenlane Renewables Inc. firmaram um acordo de colaboração para produzir, comercializar e vender no Brasil uma das maiores e mais populares tecnologias para produção do biometano no mundo. A ZEG Biogás e a empresa canadense vão atuar juntas na disponibilização do sistema de enriquecimento de biogás Totara+ no Brasil, capaz de processar até 2.500 Nm3/h do biocombustível.

Na parceria, a Greenlane mantém a responsabilidade pelo projeto tecnológico e pelo fornecimento dos componentes que são indisponíveis no Brasil. Já a ZEG Biogás obteve direitos exclusivos para produzir a tecnologia sob a marca Greenlane bem como para comercializar e vender o produto para projetos de produção de biometano nos quais a ZEG Biogás tenha participação acionária ou acordo de comercialização.

A capacidade de produção será escalonada ao longo do tempo com o objetivo de alcançar a produção de 75 sistemas de purificação de biogás nos próximos cinco anos.

Kwami Alfama Correia, CEO da ZEG Biogás.

“A produção dos equipamentos em solo brasileiro trará agilidade para o desenvolvimento dos projetos e também redução nos custos, permitindo à ZEG Biogás entregar ao mercado um combustível sustentável mais competitivo”, destaca Kwami Alfama Correia, CEO da ZEG Biogás.

Correia acredita que a parceria será próspera para os dois lados, impulsionando a produção nacional de biometano com o uso de tecnologia de ponta, reconhecida mundialmente.

“A tecnologia é considerada uma das mais avançadas do mundo na purificação de biogás de resíduos sólidos urbanos e agrícolas devido à sua robustez e consistência”, afirma Correia.

“Temos um relacionamento de longa data com a ZEG Biogás e estamos entusiasmados por termos sido escolhidos como os fornecedores da tecnologia mais confiável para o enriquecimento do biogás”, disse Brad Douville, CEO da Greenlane.

“A participação societária de 50% e o aporte financeiro da Vibra na ZEG Biogás representam um comprometimento significativo de capital, que abre uma excelente oportunidade de acelerar a produção de biometano no Brasil em escala industrial e de solidificar a posição de liderança da Greenlane nesse mercado. Por meio desse acordo, estamos aprimorando nosso processo de fabricação para entregar o sistema de enriquecimento de biogás da Greenlane com o menor custo de instalação e prazos de entrega mais curtos. A receita estará relacionada a um novo modelo de negócios semelhante a royalties, aliado a contratos de prestação de serviços”.   

A Vibra detém 50% das ações da ZEG Biogás e, na ocasião da aquisição, se comprometeu a investir até R$412 milhões na empresa nos próximos anos para a execução de novos projetos de biogás/biometano.

Os mercados-alvo iniciais da parceria são aterros sanitários, usinas de açúcar e álcool e agroindústrias em geral. A indústria de etanol, produzido a partir da cana-de-açúcar, no Brasil data da década de 1970 e hoje o país é o segundo maior produtor mundial desse biocombustível. O consumo brasileiro de etanol é quase equivalente ao volume de gasolina consumido no setor de transportes do país. Existem mais de 330 usinas sucroalcooleiras no Brasil envolvidas no refino de açúcar e produção de etanol; essas unidades geram também grandes quantidades de subprodutos que são matérias-primas ideais para a produção de biometano. 

A ZEG Biogás desenvolveu e construiu uma tecnologia única de biodigestão e remoção de sulfeto de hidrogênio para maximizar a produção de biometano a partir desses subprodutos. A Greenlane forneceu o sistema de enriquecimento de biogás para o primeiro projeto de produção de biometano em escala comercial feito pelo setor de cana-de-açúcar brasileiro e é o fornecedor líder no mercado de sistemas de enriquecimento de biogás no país. Em 2021, a Vibra formou uma joint venture com a Copersucar, a maior exportadora de açúcar e trading de etanol do Brasil, exportando e comercializando em nome de suas 34 associadas e também de outras usinas.

Sobre:

ZEG Biogás

A ZEG Biogás, tropicalizou equipamentos já consolidados no mundo e desenvolveu tecnologias exclusivas de produção e distribuição de biogás e biometano, que permitem a eficiência de custos e escalabilidade de seus empreendimentos. Com participações da Vibra Energia, da ZEG e da FSL em seu quadro acionário, a ZEG Biogás reúne tecnologia de ponta, visão inovadora e uma estrutura robusta de infraestrutura e logística de distribuição. Esse know-how em diversos segmentos da cadeia a credencia a oferecer uma solução completa aos seus parceiros, desde a produção da molécula até o fornecimento ao mercado.

Trabalhando em favor do crescimento sustentável, com o propósito de alcançar a transição energética para uma economia de baixo carbono, a ZEG Biogás é uma empresa alinhada com as práticas da agenda ESG (Meio ambiente, Social e Governança), oferecendo soluções integradas que buscam promover descarbonização, digitalização, descentralização e democratização de recursos. Para mais informações, visite: zegbiogas.com.br 

Greenlane Renewables

A Greenlane Renewables é pioneira na indústria de gás natural renovável (GNR) em rápido crescimento. Como líder global no fornecimento de sistemas de enriquecimento de biogás, estamos ajudando a limpar dois dos maiores e mais difíceis setores para a descarbonização do sistema global de energia: a rede de gás natural e o setor de transporte comercial. Nossos sistemas produzem GNR limpo, com baixo teor de carbono e carbono negativo a partir de fontes de resíduos orgânicos, como aterros sanitários, estações de tratamento de águas residuais e fluxos de resíduos agrícolas e alimentares. Segundo nosso conhecimento, a Greenlane é a única empresa de enriquecimento de biogás que oferece as três principais tecnologias disponíveis: lavagem com água, adsorção por oscilação de pressão e separação por membrana. Os negócios da Greenlane foram construídos com mais de 35 anos de experiência na indústria, com tecnologia patenteada e proprietária, com mais de 140 sistemas de enriquecimento de biogás vendidos em 19 países, incluindo algumas das maiores instalações de produção de GNR do mundo e mais de 140 unidades de dessulfurização de biogás vendidas. Para mais informações, visite: greenlanerenewables.com.

Gostou do assunto?

Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?

 Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás ®.

AVISO! O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.