10º Ep - Cabeçote de poço ECOFLO

O equipamento permite ao operador de campo medição da concentração do biogás, pressão estática e diferencial, fluxo, temperatura, possui válvula para o ajuste fino de cada poço vertical de captação.

10º Ep -  Cabeçote de poço ECOFLO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Série Especial
Equipamento para área de biogás

Cabeçote ECOFLO para captação do biogás em aterros sanitários

Permite que o operador de campo realize medição da concentração do biogás, pressão estática e diferencial, fluxo, temperatura, possui válvula para o ajuste fino de cada poço vertical de captação.

O que é o cabeçote de poço?

O cabeçote de poço de biogás atua como ponto de coleta e destinação do biogás gerado pela decomposição anaeróbia dos resíduos orgânicos no aterro sanitário. Ele permite que o biogás seja capturado a partir dos poços de coleta e canalizado para sistemas de processamento e utilização.

Trata-se de uma parte crucial da infraestrutura de captação e extração de biogás em um aterro sanitário. Essencialmente, é um conjunto de equipamentos localizado na parte superior dos poços de coleta de biogás, que são perfurados no aterro sanitário.

O principal objetivo do cabeçote de poço de biogás é facilitar a captação do biogás (extração do gás de maciços de aterros sanitários).

A partir desse ponto, o biogás é canalizado para sistemas de aproveitamento tipo geração de energia elétrica, purificação, ou outros usos que necessita uma poder calorífica tão potencial (fonte: ECOTEC).

Cabeçote ECOFLO

  • É um equipamento compacto e de fácil instalação e manutenção, além de simplificar e otimizar o processo de monitoramento em campo, pois permite que o operador de campo realize a medição da concentração do biogás, pressão estática e diferencial, fluxo, temperatura, além de possuir válvula para o ajuste fino de cada poço vertical de captação. 

Foto: Divulgação/ Ecotec Brasil 

  • O conjunto de tubos para medição abrigam um tubo de impacto em aço inoxidável modificado, desenhado especialmente para a ECOTEC, para as aplicações adversas de biogás em aterros sanitários. As leituras de pressões diferenciais entre o tubo de impacto e o de medição são usados para o cálculo do fluxo.
  • O equipamento possibilita uso de analisadores portáteis de biogás, funciona tanto com o GEM2000/5000 e quanto com o Optima 7.

Foto: Divulgação/ Ecotec Brasil 

Instalação do cabeçote de poço de biogás

  1. Escavação do poço vertical e instalação da manta selante para evitar entrada do ar ambiente.
  2. Instale o cabeçote com seus acessórios no poço vertical.
  3. Conecte a mangueira flexível na válvula de regulagem do cabeçote.
  4. Conecte a mangueira flexível ao tubo da localizado da lateral do sistema
Foto: Divulgação/ Ecotec Brasil 

Operações em campo

Ajustar os poços visa estabilizar a coleta de biogás, controlar migração, emissões e recuperação de energia, obedecendo regulamentos e exigências ambientais. É uma tarefa subjetiva e complexa, demandando medições regulares, avaliações e ajustes baseados em dados de fluxo e pressão. O ajuste considera critérios como qualidade do metano, porosidade do aterro, fatores construtivos, condições climáticas e muito mais. O monitoramento contínuo é essencial para garantir a eficácia e conformidade da operação.

Entre algumas operações em campo o Cabeçote ECOFLO possibilita:

  • Métodos de controle de biogás de aterro sanitário
  • Controle pela sucção do cabeçote
  • Controle pela posição da válvula do cabeçote
  • Controle pela composição do gás
  • Controle pelas taxas de fluxo
  • Ajuste dos poços verticais
  • Monitoramento dos poços verticais
  • Realização de ajustes dos poços verticais

Para mais informações:

Ecotec Brasil

Rua Antônio das Chagas, 647 - Chácara Sto. Antônio, São Paulo/SP.

ecotecco.com.br

Contato: +55 11 5181-6591

E-mail: vendas@ecotecco.com.br

Confira todos os episódios da Série Especial - Equipamentos para a área do Biogás

Uma série de reportagens especiais com o objetivo de apresentar equipamentos, ferramentas e softwares para trabalhar com digestão anaeróbia, produção de biogás e biometano.

⇒ 1º Episódio - Analisador de Biogás GEM5000 da Landtec

⇒ 2º Episódio - Sonda Multigás

⇒ 3º Episódio - Gas Endeavor

⇒ 4º Episódio - Tubo do Eudiômetro

⇒ 5º Episódio - Alimentadores de Substratos Sólidos

⇒ 6º Episódio - Gasômetros

⇒ 7º Episódio - Analisador de Biogás Optima 7 Biogas da MRU

⇒ 8º Episódio - Grupo Gerador a Biogás

⇒ 9º Episódio - Tanques em Aço Vitrificado

Gostou do assunto?

Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?



Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás.

AVISO! O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.