Manômetro Metaneiro - Mercado do Biogás

Aferindo a pressão do mercado de biogás / biometano no Brasil: confira algumas notícias sobre o mercado brasileiro de biogás e biometano.

Manômetro Metaneiro - Mercado do Biogás
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
colunista
Biogás em Pauta, por Heleno Quevedo

Manômetro Metaneiro

Aferindo a pressão do mercado de biogás / biometano no Brasil

Heleno Quevedo  | Colunista do Portal Energia e Biogás — Preparamos um clipping com os principais fatos das últimas semanas. Saiba o que está acontecendo no mercado brasileiro de biogás.

Quais são os projetos e investimentos anunciados no setor de biogás?

Confira os eventos que repercutiram e a participação de players estratégicos do setor.

Será que a pressão por novos projetos de biogás no Brasil está aumentando?

“Manômetro Metaneiro” é apenas uma figura de linguagem para ilustrarmos as tendências de expansão do mercado brasileiro de biogás e biometano:

 

→ Executivos brasileiros participaram do “Biogas Americas 2023”

O Biogas Americas 2023 ocorreu entre os dias 15 e 18 de maio de 2023 em Chicago, nos Estados Unidos, é a maior conferência e feira de biogás da América do Norte e a conferência anual do “American Biogas Council”. Na edição de 2023, representaram o Brasil os executivos:

    • Mauricio Carvalho - sócio fundador e diretor executivo do Grupo Urca Energia e Marcel Jorand - Diretor Executivo do Grupo Urca Energia / CEO Gás Verde, destacaram que o evento proporcionou oportunidades de conhecimentos sobre cases e negócios sustentáveis, assim como relacionamentos com diferentes players do setor do biogás de todo continente.
    • Oliver Jones - Gerente Executivo de Novos Negócios da MDC, destacou que “os painéis mostraram que o mercado brasileiro passa por desafios similares aos já enfrentados no mercado internacional, e o benchmark com profissionais destes países tende a trazer reflexões sobre o que pode ser aplicado à nossa realidade”.

Para saber mais sobre o evento, acesse: https://biogasamericas.com/ 

→ Governo institui GT do Programa Gás para Empregar para reforçar segurança energética e desenvolvimento industrial do Brasil

O presidente Lula aprovou nesta quarta-feira (17/05), a Resolução CNPE nº 1/2023, de 20 de março de 2023, que institui o Grupo de Trabalho do Programa Gás para Empregar, anunciado pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, na primeira reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). A resolução também quer promover a integração do gás natural à estratégia nacional de transição energética para contemplar sinergias e investimentos que favoreçam o desenvolvimento de soluções de baixo carbono, como o biogás/biometano, hidrogênio de baixo carbono, cogeração industrial e captura de carbono.
Saiba mais em: https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/noticias/governo-institui-gt-do-programa-gas-para-empregar-para-reforcar-seguranca-energetica-e-desenvolvimento-industrial-do-brasil 


→ No Espírito Santo, a Agência de Regulação de Serviços Públicos (ARSP) abriu consulta pública referente a regulamentação da distribuição de biometano

No comunicado aos interessados nos serviços prestados pela Companhia de Gás do Espírito Santo (ES GÁS), destaca que o objetivo da Consulta Pública ARSP Nº 003/2023 é recolher contribuições na edição da Resolução que dispõe sobre as condições de distribuição de Biometano através do sistema de distribuição de gás canalizado no âmbito do Estado do Espírito Santo e dá outras providências, com recebimento de contribuições no período de 19/05/2023 a 09/06/2023.

Para mais informações acesse: Consulta n°2023/003 - Distribuição de Biometano, disponível em: https://arsp.es.gov.br/consultas-publicas 

→ Empresa pretende investir R$ 1 bilhão ao ano em projetos de biogás e biometano

Diretor da Geo Biogás & Tech, Alessandro Gardemann, destaca em entrevista ao Poder360 os investimentos nos projetos da área de biogás e biometano.

Confira a entrevista completa: https://www.poder360.com.br/energia/geo-deve-investir-r-1-bilhao-por-ano-em-biogas-diz-diretor/

→ A GNR Fortaleza completou 5 anos de operações

A usina de produção de biometano que opera no aterro Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza (CE), sociedade entre a MDC Energia e o Grupo Marquise, injeta 90 mil m3 por dia de biometano na rede da distribuidora cearense, CEGÁS - Companhia de Gás do Ceará. A GNR Fortaleza tem plano de expansão da planta, recentemente emitiu certificados GAS-REC, que foram comercializados no início de 2023. Em entrevista a Editora Brasil Energia, Manuela Kayath, presidente da MDC Energia e Hugo Nery, presidente da Marquise Ambiental destacam os investimentos e as expectativas para os próximos anos.

Leia a entrevista completa: https://energiahoje.editorabrasilenergia.com.br/gnr-fortaleza-projeta-aumento-na-geracao-de-biometano/

→ Adecoagro inaugura abastecimento da frota com biometano

A Adecoagro está utilizando cerca de 3% da vinhaça gerada, para produzir 6.600Nm3/dia de biometano, o equivalente a 6.000 litros de diesel/dia. Com a construção e inauguração de mais um biodigestor na planta de Ivinhema (MS) neste segundo semestre, a empresa irá dobrar sua capacidade. Isto permitirá a substituição equivalente a 4,3M de litros de diesel, o suficiente para abastecer 66 caminhões canavieiros. 

Confira a reportagem completa em: https://www.logweb.com.br/adecoagro-inaugura-abastecimento-da-frota-com-biometano-duplica-producao-e-cria-divisao-para-atender-mercado-de-biogas/ 

→ Gás Orgânico se faz presente na 20ª edição do Seminário de Gás Natural

O evento promovido pela Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), que ocorreu nos dias 10 e 11 de maio, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Representando a empresa Gás Orgânico, o CEO Giovane Rosa participou do evento, que é considerado um dos mais importantes fóruns sobre o tema. Com o lema "Gás Natural no Brasil: Abertura, Competitividade e Sustentabilidade", o seminário reuniu os principais stakeholders e os maiores da área para discutirem tópicos relevantes, como: Progressos na abertura do mercado de gás e desafios para a sua consolidação; O Pré-sal e os novos projetos offshore; Gás onshore e biometano; Expansão da malha de transporte e criação de um mercado nacional integrado; Avanços na regulação estadual para o desenvolvimento do mercado. A Gás Orgânico continua comprometida em contribuir para o desenvolvimento do mercado de energia e fontes renováveis no Brasil e no mundo de forma integrada ao mercado de Gás e Energia!

Entre outros destaques que ocorreram na 20ª edição do Seminário de Gás Natural, o biometano foi ponto central na assinatura do acordo de cooperação entre o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e a Associação Brasileira do Biogás (ABiogás).

Para mais informações sobre o evento, acesse: https://www.ibp.org.br/noticias/ibp-e-abiogas-assinam-acordo-de-cooperacao-no-seminario-de-gas-natural/

A coluna Biogás em Pauta aborda diferentes temáticas relacionadas com o processo de produção de biogás, destacando a relação com fatores ambientais, sociais, econômicos e corporativos.

Gostou do assunto?

Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?



Autor: Heleno Quevedo     Publicado em: 23 de maio de 2023.

Este artigo não é de autoria do Portal Energia e Biogás, portanto, os créditos e responsabilidades sobre seu conteúdo são dos autores. O Portal de Energia e Biogás oferece espaço para que especialistas publiquem seus artigos, opiniões, análises ou conteúdos técnicos relacionados ao mercado de biogás, biometano e biodigestores. Os textos são validados pela equipe editorial do portal, que define a possibilidade de publicação. O conteúdo das opiniões enviadas e publicadas neste espaço não refletem necessariamente a opinião do Portal Energia e Biogás.

AVISO! O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.