Entrevista: TECNOGÁS

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Em uma entrevista exclusiva ao Portal Energia e Biogás, Layonn Volpato – CEO da Tecnogás Soluções Automotivas GNV, apresenta um breve histórico sobre a empresa, as suas soluções na área de biometano, destaca os desafios da transição energética. Confira esse super bate-papo com Layonn Volpato .

Entrevista: TECNOGÁS
Foto: Divulgação/ Layonn Volpato
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Entrevista

Série BiogásBusinessBrasil

Biogás Business Brasil

A Série tem por objetivo oportunizar um espaço para apresentar empresas e empreendedores que se destacam com soluções para o mercado de digestão anaeróbia e produção de biogás.

Novo episódio: TECNOGÁS

Foto: Divulgação/ Layonn Volpato

Tecnogás - Sustentabilidade, potência e economia. Nascida na economia, criada na sustentabilidade. Possui mais de 15 anos de experiência, criando muito mais do que economia aos clientes, a empresa destaca-se mostrando que além de potência é possível ir mais longe com sustentabilidade. A empresa tem em sua essência o trabalho feito com dedicação e excelência, levando tecnologia de ponta para seus clientes desde sua fundação.

Confira a seguir a entrevista com Layonn Volpato.

Portal Energia e Biogás: Para os leitores do Portal Energia e Biogás que ainda não conhecem a TECNOGÁS, poderia nos falar um pouco sobre a história da empresa?

Layonn Volpato: A Tecnogás nasceu do sonho e do pioneirismo de Murialdo Nadino Volpato em 2007, com foco em conversão de veículos automotivos para o Gás Natural Veicular (GNV). Um trabalho iniciado com visão de futuro e preparado para evoluir. Com mais de 15 anos de experiência, nós proporcionamos mais do que economia aos clientes, nós mostramos que além de potência, você consegue ir mais longe com sustentabilidade.

Temos em nossa essência o trabalho feito com dedicação e excelência, levando tecnologia de ponta para seus clientes desde sua fundação.

Portal: Quais são as soluções que a Tecnogás proporciona para os seus clientes? 

Layonn Volpato: A Tecnogás tem a missão de permitir a locomoção por meio de fontes energéticas limpas de forma sustentável e segura, mostrando que se trata de uma opção ecologicamente consciente e economicamente mais viável.

 

Portal: Há diferença para os projetos com GNV para os que operam com Biometano?

Layonn Volpato: Não há diferença. Os motores convertidos para Gás Natural Veicular (GNV) podem também utilizar o biometano como outra fonte de combustível, mas para cada projeto é necessário um olhar técnico apurado, com conhecimento aplicado para fazer a diferença no resultado final. 

Foto: Divulgação/ Layonn Volpato



Portal: Quais foram os maiores desafios para vocês estruturarem soluções para cadeia do biogás/biometano?

Layonn Volpato: Um dos maiores desafios sempre foi ter a disponibilidade do biometano para utilizar em toda a rota do veículo convertido. Mesmo utilizando a tecnologia Dual Fuel, que tem a opção do veículo continua a rodar no combustível original caso o combustível gasoso venha a acabar. Sabemos que para se obter um payback mais rápido, quanto mais rodar na opção dual fuel mais se encurta o processo de retorno do investimento.

Outro desafio foi em relação a redução do consumo de diesel. Trabalhamos por muitos anos investindo em tecnologia para proporcionar ao cliente uma maior substituição de diesel, a qual trabalhamos hoje em um valor médio de 50% de redução do consumo do diesel nos veículos pesados.


Portal: Como a Tecnogás contribui para a transição energética para uma economia de baixo carbono?

Layonn Volpato: A Tecnogás desenvolve várias ações, são elas:

    • Aplicando conceitos P&D visando além do desenvolvimento inicial, estratégias para desenvolvimento contínuo da tecnologia empregada no segmento;
    • Aplicando Planos de Melhorias nos equipamentos e dispositivos assim como nas calibragens de software com o intuito de promover diminuição de emissões de gases oriundos da queima do óleo diesel;
    • Assegurando método factível para ratificar o compliance nos quesitos de sustentabilidade e inovação;
    • Promovendo economia no centro de custos combustíveis, uma vez que a substituição da queima do diesel para o uso do Gás Natural Veicular (GNV) diminui expressivamente o custeio de possíveis operações.

Portal: Quais são os benefícios ambientais e econômicos de investir em Gás Natural em comparação com outras fontes fósseis de energia?

Layonn Volpato: Primeiro ponto para se mencionar seria em relação a emissão de gases estufa. Sabemos que o diesel (matriz dos transportes pesados no Brasil) é o combustível que mais poliu o meio ambiente e além do monóxido de carbono (CO) temos o material particulado que os motores diesel emitem, o qual reduzimos em grandes proporções utilizando o modo dual fuel. Também há uma alta redução de formação do NOx, elemento esse que em grandes quantidades pode formar chuva ácida e é muito criticado por ser altamente nocivo ao meio ambiente ao qual passa por diversos processos de tratamento nos sistemas de exaustão dos motores diesel com o Arla1.

Economicamente falando, temos vários aspectos que favorecem a conversão dos motores diesel para dual fuel e como primeiro ponto é em relação a todo programa nacional de formação dos corredores sustentáveis (Corredores Azuis), para a diversificação da matriz dos transportes pesados.

Hoje grandes empresas investem na conversão de seus veículos para dual fuel, pois elas têm a opção de terem centros de abastecimentos internos chamados de pit-stop a qual, traz uma redução na compra do Gás Natural Veicular (GNV) na casa de 30% a menos do que é aplicado nos postos revendedores.

Em termos de sustentabilidade no modal da produção interna de biometano, através de resíduos urbanos ou de outras fontes como vinhaça da cana ou torta de filtro podemos ter uma redução em média de 20% a 30% do custo por km rodado, tudo dependendo do quanto estará custando o biometano comprimido.

Além de termos uma redução do consumo do diesel temos, também uma redução expressiva no consumo de Arla-321 pois motores diesel com sistema dual fuel tem reduções medias de 80% menos emissão de NOx

1ARLA (Agente Redutor Líquido de Óxido de Nitrogênio Automotivo) é um reagente composto por 32,5% de ureia de alta pureza em água desmineralizada, transparente, não inflamável e não tóxico, utilizado juntamente com o sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR) para reduzir quimicamente a emissão de óxido de nitrogênio nos gases de escape dos veículos movidos a diesel. O reagente não é um combustível, nem aditivo de combustível e por isso é classificado como um produto de categoria de risco mínimo no transporte de fluidos. O abastecimento do produto é feito de forma semelhante ao diesel, onde o consumo médio é de 5% do consumo de diesel. Pode-se afirmar, portanto, que serão utilizados cerca de 5 litros de ARLA 32 para cada 100 litros de diesel. Fonte: Wikipedia.org 

Foto: Divulgação/ Layonn Volpato

Portal: Quais são os benefícios ambientais e econômicos de investir em Biometano em comparação com outras fontes fósseis de energia?

Layonn Volpato: Nossa visão é que não tem energético ainda tão eficiente hoje no mercado brasileiro como o Biometano, combustível que é formado através de resíduos que antes seriam descartados no meio ambiente, remetendo 100% a sustentabilidade.

Muito se fala de hidrogênio verde, cremos que em um futuro distante possa ser sim uma realidade, mas a bola da vez é o Biometano.

Portal: Como a Tecnogás garante a qualidade e excelência dos seus serviços de conversão de motores?

Layonn Volpato: Mediante os 15 anos de experiência com conversão de motores para combustíveis alternativos aos combustíveis fósseis, por ser uma empresa que sempre foca em novas tecnologias tendo uma equipe altamente treinada para entregar soluções a nossos parceiros. Além de efetuarmos a conversão dos motores, também somos especialistas em sistemas de injeção eletrônica para motores ciclo diesel e ciclo otto e manutenção em centrais eletrônicas.

A Tecnogás tem um foco muito grande no mercado sucroenergético e por ter diversas parcerias com usinas de cana e conhecer muito bem todo o modo de trabalho das usinas, temos soluções especiais para elas, tanto na conversão dos caminhões, quanto tratores.

E vamos além, com opções de sistemas de abastecimento no campo, soluções para autossuficiência na manutenção dos veículos e na regularização dos centros de manutenção para poder trabalhar com Gás Natural Veicular (GNV) / Biometano.

Portal: Quais são as perspectivas da Tecnogás em relação à adoção do gás natural veicular (GNV) ou biometano como fonte de propulsão para caminhões nos próximos anos no mercado brasileiro?

Layonn Volpato: Acreditamos que seja esse o futuro do transporte brasileiro. Um dos motivos pelo qual o Brasil possui um atraso em relação a tal assunto é pelo fato de ainda não ter autossuficiência no refino do óleo diesel que consome, fazendo assim com que tenham que importar uma quantidade significativa para poder disponibilizar para o uso interno.

Outro fator seria a alta porcentagem de extração do gás natural no pré-sal que infelizmente ainda tem uma proporção de reinjeção de 50%, portanto através de investimento no escoamento desse gás podemos garantir que no futuro teremos uma oferta maior do combustível no cenário nacional.

Falando de biometano, o Brasil caminha para até 2030 ter uma alta produção do energético seja ele para consumo interno dos produtores ou para disponibilidade de consumo em postos, projetos como da usina Cocal em Narandiba mostram um pouco de como será o futuro dos transportes.

Portal: Para termos uma ideia de números, quantos veículos a diesel já foram convertidos para GNV / Biometano pela TECNOGÁS?  Desse portfólio, quantos veículos rodam exclusivamente com biometano?

Layonn Volpato: O sistema que aplicamos na linha pesada é o sistema dual fuel, onde o caminhão trabalha simultaneamente com os dois combustíveis (diesel e biometano) sendo consumidos juntos e podendo assim, se em algum momento da rota acabar o biometano, o veículo continuar rodando no diesel.

Já participamos de vários estudos para utilização de sistemas para conversão de motor com o uso 100% de biometano, mas por questões de alterações em grande escala nos motores e na transformação do motor de ciclo diesel para ciclo otto, a Tecnogás decidiu focar seus esforços em um sistema dual fuel que traz uma redução de diesel maior do que as outras empresas atuantes no mercado de conversão veicular diesel e por assim acelerando o tempo de payback de nossos clientes.

Foto: Divulgação/ Layonn Volpato


Portal: Com o aumento da preocupação ambiental e a busca por fontes de energia renováveis, como está o cenário atual no Brasil para investimentos na conversão de veículos a diesel para GNV/biometano? É um momento favorável para transição energética das frotas?

Layonn Volpato: Com todas as metas ESG e toda visibilidade que está tendo neste momento para empresas que optam por meios de transportes mais ecológicos, tudo isso atrelado a soluções que trazem redução por km rodado e opções como crédito de carbono demonstram a viabilidade da conversão dos veículos para o Biometano.


Portal: Para finalizar, que mensagem você deixaria para as empresas que ainda não priorizaram o uso de energias renováveis? Como essas empresas poderiam realizar a transição energética dos seus veículos para o biometano?

Layonn Volpato: O diesel é a matriz dos transportes a mais de 70 anos e com a descoberta de ser um dos maiores emissor de gases geradores do efeito estufa, o mundo iniciou um processo de busca por novas alternativas de combustíveis menos poluentes.

Há muitas soluções no mercado para isso, entretanto, poucas com uma tecnologia já tão difundida e com payback tão curto como o sistema dual fuel, o qual existem países europeus utilizando a mais de 20 anos.

Esse sistema infelizmente em nosso país por questões de infraestrutura de abastecimento foi deixado no passado, porém com os programas iniciados para ampliação dessa infraestrutura em conjunto com a alta extração de gás natural no pré-sal, a nacionalização de sistemas de purificação e compressão para o abastecimento de biometano, os veículos pesados movidos a biometano estão cada dia mais em alta no mercado.

O que comprova isso são grandes montadoras como Scania e Iveco que investem em seus propulsores a biometano para trazer um novo horizonte dos transportes pesados. Utilizando o sistema dual fuel, reduzimos expressivamente a emissão de poluentes, entregamos uma redução de custo por km rodado a um investimento baixo, acelerando assim o payback das frotas pesadas.

“O futuro está aí para quem acreditar e investir nessa nova matriz no momento, com certeza colherá os louros do pioneirismo em um presente próximo”.

Saiba mais:

TECNOGÁS - A Tecnogás tem o propósito de proporcionar a locomoção por meio de fontes energéticas limpas de forma sustentável e segura, mostrando que se trata de uma opção ecologicamente consciente.

AGRADECIMENTOS

O Portal Energia e Biogás® agradece em nome do Layonn Volpato, assim como aos demais colaboradores da TECNOGÁS, pelas valorosas contribuições para desenvolvimento dessa entrevista exclusiva. 

Sobre a série BiogásBusinessBrasil

A Série é uma iniciativa do Portal Energia e Biogás® com o objetivo de oportunizar um espaço para apresentar empresas e empreendedores que se destacam com soluções para o mercado de digestão anaeróbia e produção de biogás.

São soluções para redução de passivos ambientais por meio da digestão anaeróbia, produção de bioenergia, produção de biofertilizante e desenvolvimento de novos modelos de negócios baseados na produção de biogás. Esses são alguns exemplos de ações estratégicas para processo de descarbonização e economia circular que muitas empresas demandam e algumas já adotaram.

Conheça um pouco da jornada de empresas/empresários que buscaram informações, estabeleceram metas, atuaram com planejamento e monitoramento sistemáticos para desenvolver oportunidades. Encararam desafios que demandaram iniciativa, persistência, comprometimento, independência, autoconfiança e persuasão. Com muita empatia conseguiram estabelecer uma rede de contatos essenciais para seus negócios e passaram a desenvolver projetos com exigência de qualidade e eficiência. Hoje conseguem entregar excelentes resultados, graças a experiência e conhecimentos calibrados para minimizar riscos.

Nessa temporada 2023, entrevistas com grandes empresas e empresários de destaque no setor do biogás.

Aguarde, em breve novos episódios! 

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