Energy Show - Industria 4.0 dos Gases de Baixa Emissão

Tempo de leitura: aproximadamente 12m14s

Em Florianópolis - SC, Energy Show 2023 oportunizou discussões em um ambiente de inovação, proporcionou networking e desenvolvimento de novos negócios aos participantes. O evento reforçou o posicionamento de Santa Catarina como polo de tecnologias para o setor elétrico.

Energy Show - Industria 4.0 dos Gases de Baixa Emissão
Foto: Divulgação/ 11ºEnergy Show 2023 - ACATE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Brasil
Energy Show 2023

Industria 4.0 dos Gases de Baixa Emissão

Energy Show 2023, ocorreu na última semana em Florianópolis - SC. O evento oportunizou discussões em um ambiente de inovação, networking e desenvolvimento de novos negócios aos participantes.

“Em uma semana desafiadora, com vários eventos de relevância nacional simultâneos ocorrendo no país, o Energy Show foi um sucesso bem relevante. Com mais de dois mil inscritos, em um ambiente de evento modelo híbrido, virtual e presencial”, destacou Giovane Rosa, CEO da Gás Orgânico.

A abertura do Energy Show 2023 foi marcada também pela participação e falas que destacam os principais investimentos de empresas públicas e privadas no segmento. 

A 11ª Edição do Energy Show, evento realizado pela Vertical de Energia da ACATE - Associação Catarinense de Tecnologia, entre os dias 20 e 22 de junho de 2023 em Florianópolis - SC, reuniu grandes players do mercado de energia que debateram assuntos em alta, destacaram oportunidades para o futuro, apresentou startups com soluções inovadoras, assim como oportunizou networking e o desenvolvimento de novos negócios.

Durante os três dias de Energy Show, as empresas da Vertical Energia recepcionaram os convidados expostos no lounge do Centro de Inovação ACATE Primavera (CIA Primavera), localizado na SC-401, Km 4, no bairro Saco Grande em Florianópolis.

Foto: Divulgação/ 11ºEnergy Show 2023 - ACATE

O tema Biogás e Biometano esteve em pauta no painel Industria 4.0 dos Gases de Baixa Emissão, realizado dia 21/06/2023 com a mediação do Giovane Rosa, CEO da Gás Orgânico e da Leidiane Mariani, Diretora Executiva da Amplum Biogás.

Participaram como painelistas:

  • Rafael Lamastra Jr - ABEGAS
  • Tatiana Perrone - TBG
  • Tiago Cabral - SCGAS
  • Marcio Silvado - GALP
  • Pedro Longo - PLUGUE ENERGY COMGÁS
  • Rafael Gonzáles - CIBIOGÁS / ABIOGÁS
  • Ricardo Müller - UNIDO
  • Alexandro Silva - Eletrobras CTG Eletrosul

Foto: por Alexandre Ramos (21/06/2023). Divulgação/ 11ºEnergy Show 2023 - ACATE

O Portal Energia e Biogás conversou com os mediadores do painel, Giovane Rosa e Leidiane Mariani, que compartilharam conosco suas principais percepções sobre o evento. 

Energia e Biogás:  Giovane Rosa, poderia nos falar como foi a participação da Gás Orgânico no Energy Show e o que você achou da edição 2023?  Quais foram suas principais percepções da edição de 2023 e principalmente, como foi a oportunidade de incluir o tema biogás e biometano nas discussões? 

“A Gás Orgânico faz parte do ecossistema de inovação da ACATE - Associação Catarinense de Tecnologia. E essa aproximação e a inclusão do tema gases de baixa emissão, sobretudo trazendo as evoluções e as possibilidades de inclusão do biogás e do biometano nas discussões sobre a indústria 4.0 foi fundamental para o sucesso do evento Energy Show.

O evento é um evento tradicional no cenário do setor de energia. E em uma semana desafiadora, com vários eventos de relevância nacional simultâneos ocorrendo no país, o Energy Show foi um sucesso bem relevante com mais de dois mil inscritos, em um ambiente de evento modelo híbrido com ambiente virtual e presencial. Ocorreram muitas discussões sobre o futuro da energia, as adequações necessárias nos modelos para a abertura do mercado, as interações entre as diferentes modelagens de projetos envolvendo energia elétrica, energia térmica, energia para a mobilidade.

Enfim, foram três dias de muita discussão, além da abertura incrível do evento. Consolidam-se como um período muito rico de aprendizado. A gente fica muito feliz, por meio da Gás Orgânico, estarmos fazendo essa ponte e promovendo o Biogás e o Biometano como soluções integradas ao presente, passado e ao futuro. A grande percepção de todos aqui é que existem inúmeras possibilidades.

A tecnologia está aqui pra facilitar a vida do ser humano e quando a tecnologia está integrada as discussões sobre as soluções de energia, atende exatamente o espírito da indústria 4.0. São desafios que o setor de biogás e biometano vêm extrapolando até suas fronteiras, considerando a integração com gás natural e as possibilidades dentro da rota de hidrogênio verde (hidrogênio sustentável) considerando o futuro que cada vez está mais próximo.

Foi uma satisfação e sensação de dever cumprido o envolvimento e o engajamento da Gás Orgânico nas questões de ESG também foram bem abordadas. A Helena Zanella, nossa Coordenadora de Regulação e Biocombustíveis, também aproveitou muito o evento para fazer toda essa integração e trabalhar desenvolvimento de network, a possibilidade de parcerias e o desenvolvimento de negócios na área de P&D e sobretudo estar próximo ao ambiente ecossistema de inovação, um dos mais premiados no Brasil, considerado como o melhor ecossistema de tecnologia e inovação que é a ACATE.

Então a gente fica muito feliz, agradece o espaço também na Energia e Biogás e seguimos nessa árdua tarefa de levar o Biogás e o Biometano para um status de solução energética sustentável e integrada a outras formas de gerar energia e trabalhar o meio ambiente, melhorando a vida das pessoas. Grande abraço!”

Energia e Biogás:  Leidiane Mariani, como foi participar de um evento relevante do setor de energia, focado em inovação e em oportunidades para negócios o qual está atento ao tema biogás e biometano?

“O evento inteiro foi muito interessante, o local, os organizadores do evento, que é a ACATE - Associação Catarinense de Tecnologia tem muitos trabalhos, tem muitas empresas que trabalham com tecnologia de informação, internet das coisas, inteligência artificial, muita questão de tecnologia mesmo. E aí vê um evento de energia nesse ambiente, organizado pela Vertical, pelo grupo de empresas que trabalha a questão de energia, foi muito legal essa conexão da tecnologia de informação das inovações com energia.

No painel de biogás, que foi ótimo e super bem-organizado pelo Geovane Rosa da Gás Orgânico eu tive a oportunidade de mediar um dos painéis, foi muito interessante também essa visão de aproximar e conectar esse mundo da tecnologia da informação, inteligência artificial com o mundo do gás. E aí falando já do gás no caminho da transição energética. Então o gás natural como gás da transição energética e o biogás e biometano chegando.

O debate que ocorreu no evento, os ótimos palestrantes, a oportunidade de trazer isso para o público presencial e online foi algo realmente incrível e a gente precisa parabenizar a ACATE e todos os envolvidos pela iniciativa, porque eu acho que realmente é necessário a gente tratar mais da questão de inovação relacionada ao setor, todos os setores, mas quando a gente fala de biogás e Biometano a gente precisa tratar muito dessa questão de inovação, conectar mais empresas, organizações, os produtores para que a gente consiga avançar no setor mais rapidamente e com mais sustentabilidade.”

Foto: Divulgação/ 11ºEnergy Show 2023 - ACATE

Participação do público

O público marcou presença no evento. Entre eles, a CEO da SulBiogás, Iara Dreger apresentou um breve resumo do painel Iniciativas biogás e biometano.

“Para a programação do dia 21/06/23 a empresa Gás Orgânico, por meio de seu CEO Giovani Rosa, trouxe à ACATE o “Painel Iniciativas biogás e biometano”, um marco importante para o biogás no contexto do ecossistema de inovação de Santa Catarina. O Painel teve a participação da UNIDO, CIBiogás e Eletrosul, moderado pela Amplum Biogás nas pessoas de Ricardo Muller, Rafael Gonzáles, Alexandro Silva e Leidiane Mariani, respectivamente.
Frente a entrada de empresas estrangeiras no território nacional, nos últimos meses, as Startups e as empresas brasileiras de geração de eletricidade, como a Eletrosul, se preparam para uma competição importante de fatias do mercado, com uma leve desvantagem: as empresas brasileiras estão desenvolvendo PD&I e as empresas estrangeiras já vem com o produto pronto”, destacou Iara Dreger - CEO da SulBiogás.

Para ver como foi o evento, abaixo segue os vídeos da gravação.

Uma excelente dica para quem não assistiu e uma ótima oportunidade para quem quer rever. Para assistir direto no canal da ACATE no youtube, acesse → youtube.com/@ACATESC 

1º Dia → 11º Enery Show 20/06 - GTD & CONSUMIDOR

2º Dia → 11º Energy Show 21/06 - GAS & MOB. ELÉTRICA

3º Dia → 11º Energy Show 22/06 - ESG & INOVAÇÃO

Sobre:

11ºEnergy Show - 2023

ACATE – Associação Catarinense de Tecnologia, ecossistema de inovação, tem dentre outras iniciativas o evento Energy Show, que tem se consolidado como um importante momento de discussão sobre os caminhos energéticos do Brasil, Região Sul e Santa Catarina. Nas edições anteriores, o evento que nasceu com viés de geração elétrica em sua 1ª edição, passou por um processo de ampliação do conhecimento abordando outros temas como mobilidade, relacionamento com os clientes, Geração Distribuída (incluso a Gás Natural), dentre outros assuntos relevantes. 

Considerando os movimentos de abertura de mercado de gás e o fenômeno de transição energética, a Vertical de Energia definiu que, nesta edição, o 11º Energy Show teve em seu espaço um painel específico para Gás Natural, Biometano e Hidrogênio Sustentável. Abordando desafios e soluções tecnológicas desenvolvidas, priorizando energia sustentável e os gases de baixa emissão, integrados à modernização da indústria do Gás Natural, que ganhou relevância como o recurso energético de transição.

Tendo em vista a evolução das ferramentas tecnológicas nos mais variados setores da nossa sociedade como por exemplo Learn Machine, I.A., Blockchain, IoT, nano tecnologia, armazenagem de dados, eficiência energética dos equipamentos, aliada à necessidade biológica dos seres humanos por conforto, qualidade do ar, disponibilidade de alimentos saudáveis, comunicação, mobilidade e interação social, o painel de Industria 4.0 dos Gases de baixa emissão foi pensado como um ponto de discussão sobre a busca pela “fusão de tecnologias que aproximam o mundo físico do biológico e do mundo digital, tendo com cenário o mercado de Gás, hidrogênio sustentável, Biogás e Biometano”.

Organizado e realizado pela Vertical Energia ACATE e Energy Future, a edição 2023 tem a Eletrobras como anfitriã, além de Statkraft e Enel como co-anfitriãs, com dezenas de patrocinadores e expositores: Eletrobras ELETROSUL Centrais Elétricas S.A; Enel Group Enel Brasil; Statkraft; ENGIE Brasil; BR.Digital Telecom AS14840; Briskcom Business Technology; EDP Brasil; SCGÁS; Data Life; Intelbras.

Saiba mais em: Energy Show 

Vertical Energia

A Vertical Energia envolve empresas de base tecnológica com soluções em telemedição, controle de geração de energia, circuitos integrados, automação, proteção e controle de subestações, diagnóstico de falhas e prognóstico da vida útil de sistemas de energia elétrica, geração distribuída, fontes de alimentação CA/CC e entre CC/CC, entre outras. Composto por 20 empresas, o grupo realiza encontros periódicos e faz da atuação em rede a chave para o desenvolvimento mútuo e fortalecimento do setor de tecnologia para a energia. 

Para saber mais sobre o ambiente de inovação em Santa Catarina:

1) Quem é a ACATE? 
2) Sobre a participação das Startups no PIB Catarinense
3) Sobre as startups em Florianópolis, considerada hoje a Ilha do Silício
4) Apresentação do programa do 11° Energy Show pela Universidade de Blumenau FURB
5) SC-Inova destaca o 1° dia do Energy Show

Gostou do assunto?

Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?

Copyright © 2018 - 2023 Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás®

AVISO! O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.