Plantas de Biogás em Operação: além dos registros oficiais

Tempo de leitura: aproximadamente 3m59s

Confira aqui uma breve análise sobre os Registros de plantas de biogás na ANEEL e plantas de biometano na ANP.

Plantas de Biogás em Operação: além dos registros oficiais
Foto: Divulgação/ CanvaPro
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
colunista
Biogás em Pauta, por Heleno Quevedo

Plantas de Biogás em Operação: além dos registros oficiais

Uma breve análise dos registros da ANEEL e ANP

Heleno Quevedo  | Colunista do Portal Energia e Biogás — A produção de biogás em escala comercial, seguindo as regulamentações da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) no Brasil, é um modelo de negócio recente.

De acordo com dados da ANEEL e da ANP, a instalação de biodigestores anaeróbios em plantas, respectivamente com capacidade para produção de energia elétrica e biometano, começou a operar no Brasil a partir da década de 2000.

As primeiras usinas termelétricas operando com biogás foram conectadas ao Sistema Interligado Nacional - SIN no ano de 2002. Atualmente, em março de 2024, existem 568 usinas a biogás gerando energia elétrica em projetos de geração distribuída (GD) e geração centralizada (Mercado Cativo e Mercado Livre).

Quanto à produção de biometano, de acordo com os dados do Painel Dinâmico de Produtores de Biometano, o primeiro registro é de 2020, com a planta GNR Fortaleza Valorização de Biogás Ltda., localizada no município de Caucaia, no Ceará. Em março de 2024, constam no painel dinâmico 6 plantas produtoras de biometano (GNR) reguladas pela ANP. Até o final de 2024, novas plantas de biometano entrarão em operação, possibilitando um crescimento significativo no número de plantas reguladas pela ANP.

Qual é o número de plantas de biogás em operação no Brasil?

Não há uma resposta exata para essa pergunta. Sobre os dados oficiais, as 574 plantas de biogás em operação mencionadas nesta análise, referentes a dados consolidados em março de 2024, apenas representam os registros presentes na base de dados da ANEEL e da ANP. No entanto, o número real de plantas em funcionamento no Brasil é consideravelmente maior.

Quando consideramos o total de plantas de biogás em operação no país, temos uma base de dados mais abrangente fornecida pelo CIBiogás. De acordo com informações do BiogásMap e do Panorama do Biogás 2022 – CIBiogás, até dezembro de 2022, havia o registro de 885 plantas de biogás em operação. Este total engloba todas as plantas de biogás, tanto aquelas registradas quanto as não registradas na ANEEL e na ANP até o mês de dezembro de 2022.

É importante ressaltar a evolução das plantas de biogás que entraram em operação nas últimas duas décadas no Brasil, com a adição de um número significativo de novas plantas a cada ano. Há perspectivas positivas de crescimento para o setor em 2024 e 2025, contribuindo assim para a expansão do parque de biometanização.

O que achou dessa pauta? Fique a vontade, contribua e deixe o seu comentário. 

Até breve!

A coluna Biogás em Pauta aborda diferentes temáticas relacionadas com o processo de produção de biogás, destacando a relação com fatores ambientais, sociais, econômicos e corporativos.

Gostou do assunto?

Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?



Autor: Heleno Quevedo     Publicado em: 5 de março de 2024.

Este artigo não é de autoria do Portal Energia e Biogás, portanto, os créditos e responsabilidades sobre seu conteúdo são dos autores. O Portal de Energia e Biogás oferece espaço para que especialistas publiquem seus artigos, opiniões, análises ou conteúdos técnicos relacionados ao mercado de biogás, biometano e biodigestores. Os textos são validados pela equipe editorial do portal, que define a possibilidade de publicação. O conteúdo das opiniões enviadas e publicadas neste espaço não refletem necessariamente a opinião do Portal Energia e Biogás.

AVISO! O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.