Organização da Ecoenergy 2022 está acelerada e gera grande expectativa no setor de energias renováveis

A Feira e Congresso, que acontecem entre os dias 7 e 9 de junho em São Paulo, apresentará ao mercado os principais lançamentos e tendências em produtos e serviços.

Organização da Ecoenergy 2022 está acelerada e gera grande expectativa no setor de energias renováveis
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Brasil
Ecoenergy 2022 - Feira e Congresso

Organização da Ecoenergy 2022 está acelerada e gera grande expectativa no setor de energias renováveis

A Feira e Congresso, que acontecem entre os dias 7 e 9 de junho em São Paulo, apresentará ao mercado os principais lançamentos e tendências em produtos e serviços.

Os preparativos da 9ª EcoenergyFeira Internacional de Tecnologias Limpas e Renováveis, que acontecerá entre os dias 7 e 9 de junho no São Paulo Expo, segue em ritmo acelerado. Depois de dois anos de sua última edição, o evento atrai as atenções de empresários e profissionais do setor do Brasil e de outros países, tornando-se o principal ponto de encontro para lançamentos de produtos e serviços que serão apresentados pelas principais marcas deste segmento.

A grade de conteúdos do Congresso também destaca-se pelos temas e especialistas convidados, com uma extensa agenda de palestras programada para os três dias.

A matriz brasileira é uma das mais renováveis do mundo com uma proporção de 48% do total produzido, número três vezes superior ao mundial. A produção de energia limpa gerada no Brasil também se destaca entre os países que compõem o Brics (Brasil, Rússia, África do Sul, Índia e China). Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que a matriz energética brasileira, em 2021, foi formada por 50% de fontes renováveis e 50% de fontes fósseis. Os números superam os demais países do bloco. As fontes de energia fósseis chegam a 97% na África do Sul, 94% na Rússia, 92% na Índia e 87% na China.

Outro dado relevante do estudo revela a diversidade das fontes renováveis com grande participação de hidrelétricas, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e de biomassa. Especialistas do setor apontam também que as fontes eólicas e solar irão se expandir fortemente e ainda há fontes limpas e menos tradicionais que estão recebendo grande atenção para sua viabilização, como resíduos sólidos urbanos, eólica off shore e o hidrogênio.

As boas perspectivas para o setor ajudam a movimentar a Ecoenergy com a participação de empresas que atuam em diferentes segmentos do mercado.  Dentre as marcas que já garantiram espaço na feira estão Inoxpar, LGL Solar, Powersafe, Pilot Tech / Corona Solar, Inovacare, Pieta Engenharia, Zagonel, Tokio Marine, Broker Comex, Helukabel, Holu, entre outras.

Marcas antecipam novidades

A LGL Solar prepara para a Ecoenergy o lançamento do seu novo curso de carregamento de carros elétricos, dedicado para as pessoas que já trabalham com energia solar terem acesso às soluções de carregamento e infraestrutura de carros elétricos.

Os visitantes também poderão acompanhar as palestras e demonstrações de uso das ferramentas de dimensionamento no nosso estande”, explica Luis Gustavo Li, gerente de Treinamentos da empresa. “Essa é a quinta vez consecutiva que participamos da Feira, pois acreditamos no potencial da energia solar no Brasil, que é gigantesca”.

Outras novidades também serão apresentadas pela PowerSafe, durante a Ecoenergy.  A empresa vai expor as baterias estacionárias VRLA GetPower, utilizadas em equipamentos de geração de energia solar e eólica, além de outras aplicações. Os modelos de baterias de íons de lítio, voltadas para equipamentos de geração de energia solar, também estarão sendo apresentados pela marca. De acordo com Davi Santana, engenheiro de Desenvolvimento & Produtos Especiais da empresa, “são baterias capazes de atender às mais rigorosas aplicações no que diz respeito à durabilidade”.

Congresso Ecoenergy

Promovido pela Fiera Milano Brasil, o Congresso Brasileiro de Tecnologias Limpas para Geração de Energia Renovável terá a curadoria da Blue Ocean Business Events, com mais de 40 palestrantes e 12 painéis temáticos.

Consolidado como um dos maiores congressos do setor, a programação do evento traz assuntos de extrema relevância para debater e analisar os desafios, as tendências e os avanços tecnológicos para o setor de geração de energia renovável no Brasil. “Queremos proporcionar um ambiente estratégico de discussões com o objetivo de incentivar a busca constante por inovação aos desafios tecnológicos do setor”, diz André Ramos, diretor-executivo da Blue Ocean.

Com um formato interativo que visa o estímulo ao conhecimento compartilhado e intercâmbio de informações entre painelistas e audiência, o Congresso cria um modelo dinâmico de geração de conhecimento. O evento está formatado em blocos temáticos, com número limitado de participantes.

As palestras e debates reunirão os profissionais dos setores de Desenvolvedores e Geradoras de Energia; Distribuidoras de Energia; Grandes Consumidores de Energia; Fornecedores de Tecnologia e Equipamentos; Empresas de Engenharia e Construção; Consultorias com foco em Energia; Institutos de Tecnologia e P&D; e Escritórios de Advocacia alcançado as áreas de Planejamento de Expansão; Geração de Energia; Tecnologia e Inovação; Pesquisa e Desenvolvimento; Energias Alternativas e Renováveis; Novos Negócios; Engenharia; e Regulação.

Já os expositores também terão uma área exclusiva para apresentar suas palestras gratuitas no auditório do Techshow, espaço dedicado à atualização dos profissionais de energia limpa e renovável

Biogás e Biometano na Ecoenergy

Um dos destaque da programação da Ecoenergy será o Painel Biogás e Biometano - As Novas Apostas para o Mercado de Energia Limpa, com a presença confirmada dos painealistas:  

    • Rafael Gonzalez - Diretor Presidente, CIBiogás
    • Tamar Roitman - Gerente Executiva, ABiogás
    • Thiago Gonzalez - Partner & CTO, EnerDinBo

Informações

Gostou do assunto?

Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?



Fonte: Fiera Milano Brasil. Publicado em: maio de 2022.

O Portal Energia e Biogás ® apoia a realização da 9ª Ecoenergy – Feira Internacional de Tecnologias Limpas e Renováveis.