Programa Goiano de Biogás e Biometano – GO-GÁS

Tempo de leitura: aproximadamente 3m29s

O Programa Goiano de Incentivo à Geração e Utilização de Biogás e Biometano (GO-GÁS) visa impulsionar a produção e o uso desses combustíveis renováveis no Estado de Goiás. O PhD Fábio Abreu destaca os principais pontos. Confira!

Programa Goiano de Biogás e Biometano – GO-GÁS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Comunidades & Produtores de Biogás
Legislação e Políticas Públicas

Programa Goiano de Incentivo à Geração e Utilização de Biogás e Biometano – GO-GÁS

Fábio Viana de Abreu | A Lei Nº 20710 DE 15/01/2020 do estado de Goiás Institui a Política Estadual do Biogás e do Biometano, tem seus princípios, diretrizes, definições, objetivos, programas, ações e metas adotados pelo Estado de Goiás, isoladamente ou em regime de cooperação com municípios ou particulares, visando a apoiar e a incentivar o desenvolvimento da cadeia produtiva do biogás e do biometano como instrumento de promoção do desenvolvimento regional e redutor dos impactos ambientais.

Essa lei instituiu o Programa Goiano de Incentivo à Geração e Utilização de Biogás e Biometano - GO-GÁS.

Sendo que o GO-GÁS diversos objetivos, tais como:

  1. Contribuir para viabilizar a produção e o uso do biometano no Estado de Goiás, com o propósito de diversificar a matriz energética estadual, por meio das externalidades positivas de gases combustíveis provenientes da biomassa;
  2. Contribuir para a redução da poluição do solo, das águas e do ar;
  3. Fomentar a geração de trabalho, emprego e renda em propriedades de agricultura familiar e do agronegócio no interior do nosso Estado;
  4. Estabelecer adição de um percentual mínimo de biometano ao gás canalizado comercializado no Estado, desde que atenda às especificações estabelecidas nesta Lei e em resoluções afins.

Importante que o Estado de Goiás  e os principais players do mercado possam discutir e definir esse percentual que é mencionado no inciso V. 

Acesse outros estados do nosso “State tour.

“Gostou? Compartilhe com os amigos e profissionais do setor. Em breve vamos destacar mais um estado nesse "state tour" sobre biogás e biometno no Brasil. E que possamos palestrar em todo o Brasil sobre o tema.”

- Fábio Viana de Abreu

⇒ Sintonize no Biogás: ouça episódios de podcast

Referências

  • GOIÁS (Estado). Lei Nº 20710 DE 15/01/2020 - Institui a Política Estadual do Biogás e do Biometano. Goiânia, GO: Publicado no DOE - GO em 16 jan 2020.  Disponível em: <https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=388871>

Sobre o autor

Fábio Viana de Abreu - Palestrante, Perito Judicial, Advogado, Engenheiro (RGN, GNL e Biogás) - Profissional de nivel superior na Petrobrás, com mais de 16 anos de experiência. Atua nas áreas de Gás e Energia. Perfil no LinkedIn

Gostou do assunto?

Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?

 Siga o canal do Portal Energia e Biogás no WhatsApp!

Autor: Fábio Viana de Abreu. Publicado em: 10 de abril de 2024.

Este artigo não é de autoria do Portal Energia e Biogás, desta forma, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são da autora. O Portal Energia e Biogás disponibiliza o espaço Comunidades & Produtores de Biogás para que especialistas publiquem conteúdos de opinião e conteúdos técnicos relacionados com o mercado de biogás e biometano. Os textos são avaliados pela equipe de redação do portal, que define possibilidade de publicação. Os conteúdos de opiniões enviados e publicados nesse espaço não refletem necessariamente a opinião do Portal Energia e Biogás.

AVISO! O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.