Pernambuco e a Política Estadual de Incentivo ao Uso de Biomassa

Tempo de leitura: aproximadamente 4m8s

Descubra a Política Estadual de Incentivo ao Uso de Biomassa para a Geração de Energia em Pernambuco, com foco em sustentabilidade e desenvolvimento. Lei Nº 18.273 promove tecnologias limpas, parcerias estratégicas e incentivos fiscais para impulsionar energia renovável.

Pernambuco e a Política Estadual de Incentivo ao Uso de Biomassa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Comunidades & Produtores de Biogás
Legislação e Políticas Públicas

Pernambuco e a Política Estadual de Incentivo ao Uso de Biomassa para a Geração de Energia

Fábio Viana de Abreu | Continuando o “State tour”, hoje vou falar do estado de Pernambuco, que tem várias Usinas de Cana e um aproveitamento energético do biogás bem promissor na área da vinhaça e aterros sanitários, com projetos de grandes players do setor tais como a Orizon e Copergas. 

O estado, em especial o interior, tem um grande potencial na geração de energia através do biogás via biomassa residual, gerando trabalho, tributos e renda de forma descentralizada.

Artigo 3º

A Lei Nº 18.273, de 29 de agosto de 2023 que institui a Política Estadual de Incentivo ao Uso de Biomassa para a Geração de Energia no Estado de Pernambuco, no artigo 3º são apresentadas as diretrizes da Política Estadual de Incentivo ao Uso de Biomassa para a Geração de Energia, tais como

  1. a sustentabilidade ambiental, social e econômica;
  2. o desenvolvimento e a adoção de tecnologias limpas e eficientes;
  3. a integração e a coordenação das políticas públicas estaduais, federais e municipais;
  4. o aproveitamento racional dos recursos naturais renováveis;
  5. a promoção da igualdade de oportunidades e a inclusão social;
  6. o fomento à economia circular; e
  7. o estímulo à cooperação técnica e científica entre instituições públicas e privadas.

Artigo 4º

No artigo 4 são apresentados os instrumentos da Política Estadual de Incentivo ao Uso de Biomassa para a Geração de Energia, tais como:

  1. a criação de programas de fomento e financiamento para projetos de energia renovável baseados em biomassa;
  2. a capacitação e a formação de profissionais especializados;
  3. a elaboração e a execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica;
  4. a divulgação de informações e conhecimentos relacionados à biomassa e à geração de energia;
  5. a promoção de parcerias, convênios e outros instrumentos congêneres com órgãos e entidades públicas ou privadas; e
  6. a implantação de incentivos fiscais e tributários para a geração de energia a partir de biomassa.


Vamos em frente em busca de oxigenar nossos conhecimentos de forma renovável.

“Gostou? Compartilhe com os amigos e profissionais do setor. Em breve vamos destacar mais um estado nesse "state tour" sobre biogás e biometno no Brasil. Vamos em frente com nossas energias renovadas! ”

- Fábio Viana de Abreu

Referências

  • PERNANBUCO (Estado). Lei Nº 18.273, de 29 de agosto de 2023 - Institui a Política Estadual de Incentivo ao Uso de Biomassa para a Geração de Energia no Estado de Pernambuco. Recife, PE: Publicação feita no DOE - Poder Legislativo, em 30/08/2023, na página 9, coluna 1.  Disponível em: <https://legis.alepe.pe.gov.br/texto.aspx?id=73974>

⇒ Sintonize no Biogás: ouça episódios de podcast

Sobre o autor

Fábio Viana de Abreu - Palestrante, Perito Judicial, Advogado, Engenheiro (RGN, GNL e Biogás) - Profissional de nivel superior na Petrobrás, com mais de 16 anos de experiência. Atua nas áreas de Gás e Energia. Perfil no LinkedIn

Gostou do assunto?

Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?

Autor: Fábio Viana de Abreu. Publicado em: 20 de abril de 2024.

Este artigo não é de autoria do Portal Energia e Biogás, desta forma, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são da autora. O Portal Energia e Biogás disponibiliza o espaço Comunidades & Produtores de Biogás para que especialistas publiquem conteúdos de opinião e conteúdos técnicos relacionados com o mercado de biogás e biometano. Os textos são avaliados pela equipe de redação do portal, que define possibilidade de publicação. Os conteúdos de opiniões enviados e publicados nesse espaço não refletem necessariamente a opinião do Portal Energia e Biogás.

AVISO! O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.