Webinar - Potencial Energético na Bacia do Alto Paraguai - Resíduos e esgoto

Será realizado no dia 22 de fevereiro de 2022 e irá destacar as Alternativas Energéticas Renováveis na Bacia do Alto Paraguai.

Webinar - Potencial Energético na Bacia do Alto Paraguai - Resíduos e esgoto
Foto: Divulgação/ AGERR Pantanal - Consórcio Complexo Nascentes do Pantanal - CIDES ARP - WWF-Brasil
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Eventos
AGERR Pantanal - Consórcio Complexo Nascentes do Pantanal - CIDES ARP - WWF-Brasil

Webinar Potencial Energético na Bacia do Alto Paraguai - Resíduos e esgoto

Evento online pela Plataforma Zoom, Dia 22 de fevereiro, terça-feira, 15 horas (horário MT), 16 horas (horário DF)

Em 2019 o estudo Alternativas Energéticas Renováveis na Bacia do Alto Paraguai (BAP) mostrou que há um grande potencial para geração de eletricidade distribuída na região, sem a necessidade de comprometer o fluxo livre do Rio Paraguai com mais hidrelétricas.

Além de evitar os impactos ambientais que podem comprometer o equilíbrio da região e afetar atividades econômicas importantes, como turismo e pesca, as energias renováveis são grandes geradoras de empregos perenes (contrariamente às hidrelétricas, que geram muitos empregos apenas no período de construção). Outra vantagem de se apostar na geração renovável, com diversas fontes, é a maior rapidez de implantação, que reduz o prazo de retorno do investimento.

Segundo o estudo, o modelo ideal baseado principalmente em cogeração nas usinas de cana-de-açúcar, solar fotovoltaica e biodigestão de dejetos animais representaria respectivamente 55%, 21% e 20% da energia potencialmente gerada no ano de 2030.

Entre os potenciais analisados está a biomassa a partir de resíduos sólidos urbanos, resíduos animais e esgoto. E aí está uma oportunidade ímpar para os municípios, que precisam se adequar à Política de Resíduos Sólidos e à mais recente Política de Saneamento do país.

Por isso esse webinar quer mostrar o potencial dos 26 municípios da Bacia do Alto Paraguai para geração de eletricidade por resíduos sólidos e esgoto. Entender os processos tecnológicos, custos, fontes de financiamento, tempo de retorno do investimento, externalidades sociais e ambientais.

E a partir desse primeiro evento virtual, avaliar o interesse das administrações na geração de eletricidade distribuída pelo aproveitamento de resíduos da região. 

PROGRAMAÇÃO

Contextualização: 

  • Boas vindas e Breve apanhado do estudo Alternativas Energéticas na Bacia do Alto Paraguai, para evitar novas PCHs  - Alessandra Mathyas – WWF-Brasil - (10 min)
  • O desafio do esgotamento sanitário dos municípios da região (10 min)
  • Quais municípios já têm coleta e tratamento de resíduos e de esgoto. Como é a destinação de resíduos em áreas rurais. 
  • Dariu Carniel – Coordenador do Consórcio Nascentes do Pantanal

 

Soluções: 

  • Recuperação energética de lodo de esgoto e resíduo sólido urbano - Yuri Schmitke – Presidente Executivo da Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN) –  (15 min) (www.abren.org.br) 
  • Usina de Biogás da UISA em Nova Olimpia/MT – Renato Barnabe – Diretor de Novos Negócios Geo Biogás & Tech - (15 min) (https://www.geobiogas.tech) 
  • Alternativas de financiamento - Henrique Vasconcelos - Gerência de Sustentabilidade Empresarial do Banco do Brasil. Representante da Unidade de Negócios com Setor Público também estará presente.  (15 min)  


Debate e encaminhamentos: 

  • 20 min para conversa, tirar dúvidas com os painelistas, avaliar interesse dos municípios no tema.

Realização:

  • AGERR Pantanal - Agência Regional de Regulação dos Serviços Públicos de Saneamento do Complexo Nascentes do Pantanal 
  • Consórcio Complexo Nascentes do Pantanal
  • CIDES ARP - Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Alto do Rio Paraguai
  • WWF-Brasil 

    Evento:    Webinar Potencial Energético na Bacia do Alto Paraguai - Resíduos e esgoto
    Quando:    Terça-feira, 22 de fevereiro de 2022, 15 horas (horário MT), 16 horas (horário DF).
    Onde:   Plataforma Zoom
    Realização:   AGERR Pantanal - Consórcio Complexo Nascentes do Pantanal - CIDES ARP - WWF-Brasil
    Idioma:   Evento será transmitido em Português
    Inscrição:   A participação é gratuita, é necessário fazer inscrição antecipada até dia 21/2. Acesse aqui.




    Fonte: AGERR Pantanal - Consórcio Complexo Nascentes do Pantanal - CIDES ARP - WWF-Brasil
    Publicado em: fevereiro de 2022.

    Este evento não é de autoria do Portal Energia e Biogás ®, desta forma, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original. Para acessar o conteúdo em seu veículo original, clique aqui.