Webinar - Tratamento de águas residuais no contexto das alterações climáticas: biogás, reuso de água e descarbonização

Será realizado no dia 24 de novembro de 2021. O evento irá discutir pontos como: biogás, reuso de água e descarbonização.

Webinar - Tratamento de águas residuais no contexto das alterações climáticas: biogás, reuso de água e descarbonização
Foto: Divulgação/ RedBioLAC
Eventos
IICA e RedBioLAC

Webinar - Tratamento de águas residuais no contexto das alterações climáticas: biogás, reuso de água e descarbonização

evento online

Ciclo de palestras técnicas virtuais: Gestão sustentável dos resíduos orgânicos agrícolas e urbanos por meio da inovação tecnológica do biodigestor
 

Tema do webinar

Efluente refere-se à água que teve sua qualidade afetada por ação antrópica e pode ser de origem doméstica, industrial ou comercial. O tratamento dessas águas, além de reduzir os impactos ambientais, pode contribuir para o abastecimento de energia na produção do biogás e para o abastecimento de água quando for feito o tratamento adequado.
Neste webinar, apresentaremos a visão do tratamento de efluentes tanto em escala nacional por meio da apresentação do Ita Porto sobre o trabalho realizado pela Diaconia no semiárido brasileiro e em grande escala com a apresentação de Gustavo Possetti que apresentará os projetos realizados pela SANEPAR no estado do Paraná.
Com moderação teremosLeidiane Mariani , assessora honorária da RedBioLAC, que contribuirá com o tema e enriquecerá o debate.

Palestrante

  • Ita Porto | Brasil  -  Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (2006), Técnica Agrícola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves (1996). Atualmente é Coordenadora da organização Diaconia no Sertão do Pajeú, em Pernambuco, Brasil. Desenvolve atividades de promoção e defesa dos direitos humanos a partir de dois princípios de desenvolvimento sustentável da agroecologia.
  • Gustavo Possetti | Brasil  - Mestre em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com especialização em Fotônica em Engenharia e em Automação em Processos de Petróleo e Gás Natural. Possui graduação em Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica e Telecomunicações, pela UTFPR; e, em Engenharia Ambiental, pela Universidade Federal do Paraná. É gerente de pesquisa e inovação da Companhia de Saneamento do Paraná. Desenvolve projetos com foco na inovação para a sustentabilidade, com ênfase em bioenergia, eficiência energética e recuperação de recursos, notadamente o biogás. Existem também áreas de instrumentação, metrologia e métodos quantitativos. Não trabalha com saneamento ambiental há mais de 11 anos. É autor de mais de 150 publicações técnico-científicas. Possui experiência na condução de trabalhos técnicos colaborativos em redes nacionais e internacionais. Professor do Programa de Formação Profissional em Governança e Sustentabilidade do Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul. É membro do comitê gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações de Tratamento Sustentáveis ​​de Esgoto e coordenador da Câmara Temática de Tratamento de Esgoto da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e diretor da ABES- Paraná. Membro do Conselho de Pesquisa e Tecnologia de Resíduos em Energia (WtERT) - Brasil. É membro do comitê gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações de Tratamento Sustentáveis ​​de Esgoto e coordenador da Câmara Temática de Tratamento de Esgoto da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e diretor da ABES- Paraná. Membro do Conselho de Pesquisa e Tecnologia de Resíduos em Energia (WtERT) - Brasil. É membro do comitê gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações de Tratamento Sustentáveis ​​de Esgoto e coordenador da Câmara Temática de Tratamento de Esgoto da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e diretor da ABES- Paraná. Membro do Conselho de Pesquisa e Tecnologia de Resíduos em Energia (WtERT) - Brasil.

 

Moderadora

  • Leidiane Mariani | Brasil - Faz parte da RedBioLAC tem mais de 5 anos e atualmente é Conselheira Honorária. Experiência na área de biogás, energias renováveis, resíduos e sustentabilidade. Atua em projetos de planejamento e gestão ambiental e territorial nos setores energético, rural e agroindustrial. Também não envolve partes interessadas e projetos de cooperação nacional e internacional para o desenvolvimento do biogás e aproveitamento de energia residual. 
    É doutora em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Unicamp, graduada em Engenharia Ambiental pela UFPR (2005) e Mestre em Gestão Territorial pela UFSC (2008). Cursou Master Executive Online na Energias Renováveis ​​da Escola de Organização Industrial da Espanha (2013).

Evento:    Webinar - Tratamento de águas residuais no contexto das alterações climáticas: biogás, reuso de água e descarbonização
Quando:   

 Quarta-feira, 24 de novembro de 2021. 

  • 8h (Costa Rica, San Salvador);
  • 9h (Colômbia, México, Equador e Peru);
  • 10h (Cuba, Paraguai e Bolívia);
  • 11h (Brasil, Argentina e Uruguai);
Onde:   A gravação e reprodução do webinar por meio de seu acesso no site da RedBioLAC
Organização:   IICA e RedBioLAC
Idioma:   Evento será transmitido em português
Inscrição:   Formulário de inscrição




Fonte: IICA e RedBioLAC
Publicado em: novembro de 2021.

Este evento não é de autoria do Portal Energia e Biogás, desta forma, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original. Para acessar o conteúdo em seu veículo original, clique aqui.