Biometano e a Mobilidade de  Frotas Dedicadas

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Repensando o Modelo Logístico do Biometano, eliminando a necessidade de extensos gasodutos de transporte e distribuição, proporcionando uma visão mais econômica e ambientalmente amigável.

Biometano e a Mobilidade de  Frotas Dedicadas
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Biometano e a Mobilidade de Frotas Dedicadas

Repensando o Modelo Logístico do Biometano, eliminando a necessidade de extensos gasodutos de transporte e distribuição, proporcionando uma visão mais econômica e ambientalmente amigável.

Cícero Bley Jr | Pensar em biometano para substituir os derivados do petróleo, leva imediatamente a supor que iremos também repetir com o gás o modelo logístico dos transportes de líquidos, como diesel e gasolina. Na realidade precisaremos desenvolver uma nova forma de pensar o modelo de produção e uso do  biometano. 

Em resumo. O modelo de produção, transporte e distribuição de combustíveis líquido seria:

  1. extração,
  2. produção bruta,
  3. transporte,
  4. refino,
  5. transporte,
  6. distribuição a citygates,
  7. transporte
  8. retalhista/posto, até chegar ao
  9. consumo.  

Porém, a mesma configuração não se repete para o uso do biometano. A própria  produção já induz a possibilidade de aplicação do biometano no mesmo local (ou próximo) em que ele foi produzido. O que encurta sobremaneira a logística a ser utilizada. O modelo de produção e distribuição do biometano, então seria:

  1. resíduos orgânicos,
  2. biodigestor,
  3. biogás,
  4. biorrefinaria,
  5. biometano armazenado e disponível para abastecimento.

 Tudo realizado no mesmo local e ali mesmo disponibilizado para abastecer veículos, como combustível. 

Outro aspecto da logística da mobilidade com os gases diz respeito ao tipo de veículo que pode ser abastecido.

  • No meio urbano, é possível identificar caminhões de coleta e transporte de lixo, de distribuição de concreto, veículos dos correios, ambulâncias, carros dos bombeiros, táxis, ou sejam veículos equipados para transportes específicos de cargas, ou pessoas, usados em rotas com percursos curtos e quase sempre recorrentes.
  • No meio rural, identifica-se caminhões de distribuição de ração, de coleta de leite, de transporte de suínos, ou de aves, ou de peixes, ou ainda de entregas de cargas leves, de transporte de pessoal, veículos de assistência técnica. Cada um desses especializado em um tipo de carga e também usados em percursos curtos e recorrentes.

Em Transportes esses veículos são identificados como Frotas Dedicadas¹.
Dar prioridade ao suprimento dessas frotas dedicadas com combustível biometano constitui uma opção da engenharia dos transportes, que não deveria ser ignorada. 

A viabilidade operacional e econômica desta opção salta aos olhos quando se percebe que ela estabelece uma racionalidade absolutamente positiva. Especialmente em determinados segmentos como o da produção de Proteína Animal. Neste segmento, a intensidade de movimentação para manter a produção integrada é extraordinária. O biometano se apresenta como uma opção mais barata e menos poluente.

No modelo das frotas dedicadas não há nenhuma necessidade de escoar a produção de biometano para consumo distante.  Dispensam-se pois os gasodutos de transporte e distribuição. Tanto a produção quanto o consumo são descentralizados.

¹ Algumas vantagens do uso de Frota dedicada: (1) Redução de custos: A frota dedicada pode ser uma opção mais econômica para empresas que precisam de entregas frequentes e regulares, pois oferece maior controle sobre os custos logísticos; (2) Flexibilidade: A frota dedicada é personalizada e pode ser adaptada às necessidades específicas do cliente, oferecendo maior flexibilidade na gestão da logística; (3) Controle: O cliente tem maior controle sobre a operação, podendo monitorar o desempenho da frota e garantir que as entregas sejam feitas de acordo com suas necessidades.

Sobre o autor

Eng. Cícero Bley Jr

CEO BLEY Energias Ltda 
Empresa residente no BIOPARK Toledo - PR

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Autor: Cícero Bley Jr. Publicado em: 25 de janeiro de 2024.

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