Entrevista | Felipe Marques – CIBiogás

Tempo de leitura: aproximadamente 8m11s

O Felipe Marques é integrante da Comissão Realizadora do 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, neste bate-papo falou sobre o Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano e a importância para o desenvolvimento do mercado do biogás.

Entrevista | Felipe Marques – CIBiogás
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Entrevista
Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano

Entrevista | Felipe Marques – CIBiogás

O Felipe Marques é integrante da Comissão Organizadora do 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano.

    Baixe o E-book com as entrevistas exclusivas

    Apresentamos Felipe Marques, Diretor de Desenvolvimento Tecnológico do CIBiogás e membro da Comissão Realizadora do 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano. Em uma  entrevista exclusiva ao Portal Energia e Biogás, Felipe Marques discutiu a importância estratégica do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano. Com ampla atuação profissional no setor de biogás, Felipe Marques compartilhou insights valiosos sobre o 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano e o desenvolviento do mercado brasileiro de biogás. Acompanhe a entrevista completa para saber mais.

    Realizam o 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), de Foz do Iguaçu (PR), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (SC) e a Universidade de Caxias do Sul (UCS), de Caxias do Sul (RS). A organização do evento é da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).

    Portal Energia e Biogás – Já estamos na 5ª edição do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano. Ao longo desses últimos anos como o evento tem contribuído para o desenvolvimento do setor de biogás e biometano no Brasil?

    Felipe Marques – O Fórum, assim como o setor, se transforma a cada ano. Com muitas palestras, adaptações devido ao tempo que vivemos na pandemia, e agora, inaugurando uma nova fase depois de tantos desafios.

    O alcance que o Fórum tem, faz com que a cada edição possamos ver novas evoluções no mercado de biogás em todo o Brasil.

    O Sul do Brasil, em particular, é muito rico em iniciativas que acreditam na sustentabilidade e no poder do agro para ampliar os horizontes renováveis, tanto que já lançamos uma Nota Técnica especificamente sobre esse tema, a inovação está presente nas ações de empresas que acreditam que o biogás e o biometano podem ser a chave para impulsionar a bioeconomia e melhorar os impactos climáticos tanto no Sul do Brasil, quanto no mundo inteiro.

    Portal – Como a equipe responsável pela realização do 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano tem trabalhado para fomentar a integração de toda cadeia do biogás no Brasil?

    Felipe Marques – Estamos nessa jornada há um bom tempo para que o Fórum aconteça da forma que imaginamos.

    A organização entre três realizadores com abordagens distintas de mercado acaba por nos preparar para um evento com entregas em diversas frentes, fortalecendo sua relevância para o setor.

    O biogás é um energético com diversas externalidades positivas. Trazer esses aspectos para a superfície em discussões de alto nível é nosso maior objetivo. Promoção de diálogo robusto e saudável para o crescimento do setor. Tratar de questões polêmicas também, mas com o viés de oportunidades e encaminhamentos.

    Portal – Ao longo dessas cinco edições do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, já é possível contabilizar os benefícios que o evento vem proporcionado para a economia do Brasil, ao possibilitar direta e indiretamente novos negócios, novas parcerias, novas ações de mercado?

    Felipe Marques – São diversos resultados positivos. Muitas decisões de parcerias e novas plantas de biogás ocorrem durante o evento, envolvendo ou não o CIBiogás diretamente.

    Temos exemplos de parceiras entre empresas que nasceram durante o evento, negócios fechados durante e na sequência do evento, como resultados importantes do evento. Diversos fornecedores utilizam o evento como marco de encontro com novos clientes e clientes em prospecção.

    Isso fortalece a nossa posição como uma Instituição de Ciência e Tecnologia com Inovação que acredita na influência do biogás e biometano na matriz energética brasileira e o Fórum é um dos eventos que pode proporcionar para o CIBiogás e para diversas empresas presentes novas oportunidades como essas.

    Portal – O que significa para sua instituição, o CIBiogás, estar entre as entidades realizadoras do 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano?

    Felipe Marques – Desde que o evento se tornou regional somos co-realizadores do evento. Temos uma parceria muito sólida com EMBRAPA e UCS para realizar o evento.

    A integração que temos na organização impacta positivamente o clima deste evento, com bastante integração setorial e assuntos importantes do setor sendo tratados em alto nível.

    Ser o anfitrião é uma honra enorme e estamos trabalhando duro para entregam um grande fórum regional.

    Portal – Para finalizar, qual é a sua mensagem para as empresas e organizações que ainda não estão envolvidas no setor do biogás?

    Felipe Marques – O Fórum é o evento que mais conecta pessoas no setor de biogás no sul do Brasil.

    Fornecedores, produtores, potenciais produtores de biogás, gestores públicos, concessionárias de energia, agentes financeiros e outros participam ativamente do evento.

    “Se você atua no mercado de biogás e biometano e tem atuação na região sul, não pode faltar ao evento.”

    Confira as entrevistas dos nossos convidados

    Felipe Marques

    Diretor de Desenvolvimento Tecnológico do CIBiogás

    Engenheiro Ambiental pela Faculdade Uniamérica (2005). Mestre em Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Especialista em Gestão Ambiental, com MBA em Gerenciamento de Projetos. Possui experiência na gestão de mercado e negócios com foco em biogás e biometano. É coordenador de Projeto na UNIDO. Entre 2014 e 2016 esteve à frente da empresa Bioplan Engenharia LTDA focada na sustentabilidade energética a partir do Biogás. Atuou como pesquisador em Biogás de Estações de Tratamento de Esgoto e Aterros Sanitários no ITAI. Foi Gerente nas área de Negócios, Engenharia e Tecnologia & Inovação. Em 2020 assumiu a Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico do CIBiogás. Perfil no LinkedIn.

    ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃO DO 5º FÓRUM 

    Para saber mais sobre a premiação, acompanhe no site biogasebiometano.com.br e nas redes sociais do Fórum. No mesmo endereço está a programação completa do 5º Fórum, que inclui painéis, visitas técnicas, Espaço de Negócios, encontros setoriais, entre outras atividades. O evento vai ocorrer no Hotel Golden Park Internacional Foz & Convenções, em Foz do Iguaçu, no Paraná. 

     

    SOBRE O FÓRUM 

    O objetivo do 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano é contribuir para o desenvolvimento da cadeia de biogás e biometano nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, como também em todo o país. A programação oportuniza um espaço para conexão entre pessoas, instituições e empresas envolvidas na cadeia produtiva do biogás, mostrando as tendências do setor para gerar negócios, desenvolvimento e sustentabilidade.

    O Fórum tem como entidades realizadoras o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), do Paraná, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Suínos e Aves, de Santa Catarina, e a Universidade de Caxias do Sul (UCS), do Rio Grande do Sul. A organização do evento é da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).

    O Fórum também conta com o Apoio Institucional do Portal Energia e Biogás.

    Mais informações sobre o 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano podem ser obtidas nos canais:

    Participe!

    Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás®.

    AVISO! O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.