Entrevista | Felipe Marques – CIBiogás
Tempo de leitura: aproximadamente 8m11s
O Felipe Marques é integrante da Comissão Realizadora do 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, neste bate-papo falou sobre o Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano e a importância para o desenvolvimento do mercado do biogás.
Entrevista | Felipe Marques – CIBiogás
O Felipe Marques é integrante da Comissão Organizadora do 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano.
Baixe o E-book com as entrevistas exclusivas
Apresentamos Felipe Marques, Diretor de Desenvolvimento Tecnológico do CIBiogás e membro da Comissão Realizadora do 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano. Em uma entrevista exclusiva ao Portal Energia e Biogás, Felipe Marques discutiu a importância estratégica do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano. Com ampla atuação profissional no setor de biogás, Felipe Marques compartilhou insights valiosos sobre o 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano e o desenvolviento do mercado brasileiro de biogás. Acompanhe a entrevista completa para saber mais.
Realizam o 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), de Foz do Iguaçu (PR), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (SC) e a Universidade de Caxias do Sul (UCS), de Caxias do Sul (RS). A organização do evento é da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).
Portal Energia e Biogás – Já estamos na 5ª edição do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano. Ao longo desses últimos anos como o evento tem contribuído para o desenvolvimento do setor de biogás e biometano no Brasil?
Felipe Marques – O Fórum, assim como o setor, se transforma a cada ano. Com muitas palestras, adaptações devido ao tempo que vivemos na pandemia, e agora, inaugurando uma nova fase depois de tantos desafios.
O alcance que o Fórum tem, faz com que a cada edição possamos ver novas evoluções no mercado de biogás em todo o Brasil.
O Sul do Brasil, em particular, é muito rico em iniciativas que acreditam na sustentabilidade e no poder do agro para ampliar os horizontes renováveis, tanto que já lançamos uma Nota Técnica especificamente sobre esse tema, a inovação está presente nas ações de empresas que acreditam que o biogás e o biometano podem ser a chave para impulsionar a bioeconomia e melhorar os impactos climáticos tanto no Sul do Brasil, quanto no mundo inteiro.
Portal – Como a equipe responsável pela realização do 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano tem trabalhado para fomentar a integração de toda cadeia do biogás no Brasil?
Felipe Marques – Estamos nessa jornada há um bom tempo para que o Fórum aconteça da forma que imaginamos.
A organização entre três realizadores com abordagens distintas de mercado acaba por nos preparar para um evento com entregas em diversas frentes, fortalecendo sua relevância para o setor.
O biogás é um energético com diversas externalidades positivas. Trazer esses aspectos para a superfície em discussões de alto nível é nosso maior objetivo. Promoção de diálogo robusto e saudável para o crescimento do setor. Tratar de questões polêmicas também, mas com o viés de oportunidades e encaminhamentos.
Portal – Ao longo dessas cinco edições do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, já é possível contabilizar os benefícios que o evento vem proporcionado para a economia do Brasil, ao possibilitar direta e indiretamente novos negócios, novas parcerias, novas ações de mercado?
Felipe Marques – São diversos resultados positivos. Muitas decisões de parcerias e novas plantas de biogás ocorrem durante o evento, envolvendo ou não o CIBiogás diretamente.
Temos exemplos de parceiras entre empresas que nasceram durante o evento, negócios fechados durante e na sequência do evento, como resultados importantes do evento. Diversos fornecedores utilizam o evento como marco de encontro com novos clientes e clientes em prospecção.
Isso fortalece a nossa posição como uma Instituição de Ciência e Tecnologia com Inovação que acredita na influência do biogás e biometano na matriz energética brasileira e o Fórum é um dos eventos que pode proporcionar para o CIBiogás e para diversas empresas presentes novas oportunidades como essas.
Portal – O que significa para sua instituição, o CIBiogás, estar entre as entidades realizadoras do 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano?
Felipe Marques – Desde que o evento se tornou regional somos co-realizadores do evento. Temos uma parceria muito sólida com EMBRAPA e UCS para realizar o evento.
A integração que temos na organização impacta positivamente o clima deste evento, com bastante integração setorial e assuntos importantes do setor sendo tratados em alto nível.
Ser o anfitrião é uma honra enorme e estamos trabalhando duro para entregam um grande fórum regional.
Portal – Para finalizar, qual é a sua mensagem para as empresas e organizações que ainda não estão envolvidas no setor do biogás?
Felipe Marques – O Fórum é o evento que mais conecta pessoas no setor de biogás no sul do Brasil.
Fornecedores, produtores, potenciais produtores de biogás, gestores públicos, concessionárias de energia, agentes financeiros e outros participam ativamente do evento.
“Se você atua no mercado de biogás e biometano e tem atuação na região sul, não pode faltar ao evento.”
Confira as entrevistas dos nossos convidados
- Download do E-book com as 4 entrevistas
- Entrevista | Airton Kunz – Embrapa
- Entrevista | Felipe Marques – CIBiogás
- Entrevista | Profa. Suelen Paesi – UCS
- Entrevista | Ricardo Steinmetz – Sbera
Felipe Marques
Diretor de Desenvolvimento Tecnológico do CIBiogás
Engenheiro Ambiental pela Faculdade Uniamérica (2005). Mestre em Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Especialista em Gestão Ambiental, com MBA em Gerenciamento de Projetos. Possui experiência na gestão de mercado e negócios com foco em biogás e biometano. É coordenador de Projeto na UNIDO. Entre 2014 e 2016 esteve à frente da empresa Bioplan Engenharia LTDA focada na sustentabilidade energética a partir do Biogás. Atuou como pesquisador em Biogás de Estações de Tratamento de Esgoto e Aterros Sanitários no ITAI. Foi Gerente nas área de Negócios, Engenharia e Tecnologia & Inovação. Em 2020 assumiu a Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico do CIBiogás. Perfil no LinkedIn.
ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃO DO 5º FÓRUM
Para saber mais sobre a premiação, acompanhe no site biogasebiometano.com.br e nas redes sociais do Fórum. No mesmo endereço está a programação completa do 5º Fórum, que inclui painéis, visitas técnicas, Espaço de Negócios, encontros setoriais, entre outras atividades. O evento vai ocorrer no Hotel Golden Park Internacional Foz & Convenções, em Foz do Iguaçu, no Paraná.
SOBRE O FÓRUM
O objetivo do 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano é contribuir para o desenvolvimento da cadeia de biogás e biometano nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, como também em todo o país. A programação oportuniza um espaço para conexão entre pessoas, instituições e empresas envolvidas na cadeia produtiva do biogás, mostrando as tendências do setor para gerar negócios, desenvolvimento e sustentabilidade.
O Fórum tem como entidades realizadoras o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), do Paraná, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Suínos e Aves, de Santa Catarina, e a Universidade de Caxias do Sul (UCS), do Rio Grande do Sul. A organização do evento é da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).
O Fórum também conta com o Apoio Institucional do Portal Energia e Biogás.
Mais informações sobre o 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano podem ser obtidas nos canais:
- biogasebiometano.com.br
- facebook.com/BiogaseBiometano
- instagram.com/biogasebiometano
- linkedin.com/company/biogasebiometano
Participe!
Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás®.
AVISO! O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.