Pesquisadores mapeiam as publicações sobre digestão anaeróbia dos últimos 5 anos

Tempo de leitura: aproximadamente 5m7s

O estudo é uma ampla revisão da literatura científica sobre digestão anaeróbia e produção de biogás.

Pesquisadores mapeiam as publicações sobre digestão anaeróbia dos últimos 5 anos
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pesquisa

Artigo

Pesquisadores mapeiam as publicações sobre digestão anaeróbia dos últimos 5 anos (2015-2020)

O estudo é uma revisão ampla sobre a literatura científica, o qual identificou as lacunas e as tendências para pesquisa na área de digestão anaeróbia e produção de biogás.

O artigo com título original "Research progress, trends, and updates on anaerobic digestion technology: A bibliometric analysis" foi publicado no "Journal of Cleaner Production, Volume 331, 10 January 2022, 130004" pelos autores:

  • Larissa Castro Ampese - Faculdade de Engenharia de Alimentos, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil;
  • William Gustavo Sganzerla - Faculdade de Engenharia de Alimentos, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil;
  • Henrique Di Domenico Ziero - Faculdade de Engenharia de Alimentos, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil;
  • Ackmez Mudhoo - Department of Chemical and Environmental Engineering, Faculty of Engineering (University of Mauritius), Mauritius;
  • Gilberto Martins - Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (UFABC), Brasil;
  • Tânia Forster-Carneiro - Faculdade de Engenharia de Alimentos, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil.


Principais destaques do artigo

  1. Realização do mapeamento das publicações sobre digestão anaeróbia (DA) dos últimos 5 anos (2015-2020);
  2. As principais áreas da pesquisa foram: ciências ambientais, engenharia e combustíveis;
  3. Identicou as palavras-chave mais frequentes relacionadas a digestão anaeróbia: metano, desperdício de alimentos e bioenergia;
  4. Os pesquisadores identificaram lacunas de pesquisa na etapa de pré-tratamento da matéria-prima (substratos), antes do processo de digestão anaeróbia;
  5. O artigo também contribuiu com a proposta de novas direções para futuras pesquisas com digestão anaeróbia.

 

Resumo

A digestão anaeróbia é uma tecnologia consolidada de gerenciamento de resíduos com inúmeras publicações sobre o assunto. Consequentemente, o uso de ferramentas cienciométricas pode ser útil para descrever e analisar lacunas e tendências de pesquisa para atualizar conjuntos de dados científicos e aprimorar o conhecimento nesta área de pesquisa. Portanto, está revisão bibliométrica examinou o progresso da pesquisa, tendências e atualizações na tecnologia de digestão anaeróbia.

A base de dados Web of Science foi utilizada para a seleção dos documentos e os softwares VOSviewer e Bibliometrix para a investigação bibliométrica. Os resultados obtidos neste estudo bibliométrico destacam que os temas quentes da área nos últimos cinco anos de publicações estão associados a estudos ambientais para a produção de biogás para evitar emissões de gases de efeito estufa, com foco nos parâmetros microbiológicos e de engenharia envolvidos. 

Faltam informações sobre a recuperação da bioenergia a partir de resíduos orgânicos. As principais oportunidades e tendências podem estar associadas à integração do pré-tratamento da matéria-prima antes do processamento padrão dos substratos pela digestão anaeróbia com o objetivo de melhorar a produção e a qualidade do biogás.

A produção de bioenergia e biocombustíveis a partir de processos de digestão anaeróbia pode ser uma alternativa para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Finalmente, o conhecimento sobre o pré-tratamento da matéria-prima com modelagem, otimização e operação do processo é crucial para estabelecer a digestão anaeróbia como um sistema de gestão lucrativo, colhendo simultaneamente benefícios econômicos e ambientais significativos.

 

Objetivo

O intervalo de tempo foi focado nos últimos cinco anos de publicações (2015-2020), totalizando 6.854 publicações, com o objetivo de resumir o avanço tecnológico e as tendências atuais de desenvolvimento do processo de digestão anaeróbia do ponto de vista bibliométrico

O presente estudo se concentrou em uma ampla análise para identificar as principais lacunas que ainda precisam ser estudadas na área da digestão anaeróbia.

Alguns resultados apresentados no artigo

Figura 1 - Agrupamento das 100 palavras-chave dos autores mais frequentes nos últimos 5 anos

Figura 2 - Ranking TOP10 dos países que mais publicaram (gráfico elaborado pelo Portal Energia e Biogás com dados do artigo)

Algumas considerações finais

A evolução das publicações demonstram que, atualmente, há uma tendência progressiva no estudo da tecnologia de digestão anaeróbia, principalmente proveniente do forte interesse em bioenergia e geração de biocombustíveis a partir de resíduos.

Acesso ao artigo completo

Mais informações e acesso ao artigo completo: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2021.130004

Download do artigo, sem custo (até o dia 27 de janeiro de 2022) 

Clique aqui.

Rerefência Bibliográfica

Ampese, Larissa Castro, William Gustavo Sganzerla, Henrique Di Domenico Ziero, Ackmez Mudhoo, Gilberto Martins, and Tânia Forster-Carneiro. "Research Progress, Trends, and Updates on Anaerobic Digestion Technology: A Bibliometric Analysis." Journal of Cleaner Production 331 (2022): 130004. Web. DOI: 10.1016/j.jclepro.2021.130004

Mais informações e acesso ao artigo completo: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2021.130004

Citação de acordo com a NBR 6023

AMPESE, Larissa Castro et al. Research progress, trends, and updates on anaerobic digestion technology: A bibliometric analysis. Journal of Cleaner Production, v. 331, p. 130004, 2022.

Gostou do assunto?

Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?




Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás.

AVISO! O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.