Dica de Livro: Biogás e Biometano de Vinhaça
Tempo de leitura: aproximadamente 4m22s
Dica de leitura que une conhecimento técnico a uma perspectiva sustentável inovadora: livro "Biogás e Biometano de Vinhaça"
Biogás e Biometano de Vinhaça
Tecnologias e Sustentabilidade do Pré-Sal Caipira
por Fábio Viana de Abreu (Autor)
Se você está em busca de uma leitura que une conhecimento técnico a uma perspectiva sustentável inovadora, temos uma excelente sugestão para você: o livro Biogás e Biometano de Vinhaça: Tecnologias e Sustentabilidade do Pré-Sal Caipira, escrito por Fábio Viana de Abreu.
O lançamento deste livro ocorreu oficialmente com uma sessão de autografo no dia 12 de julho de 2023, na Livraria da Travessa, localizada no Shopping Leblon no Rio de Janeiro - RJ. Com uma abordagem profunda e ao mesmo tempo acessível, o autor explora as tecnologias emergentes no campo do biogás e biometano, com foco especial na utilização da vinhaça, um subproduto da produção de etanol a partir da cana-de-açúcar.
Uma das facetas mais intrigantes abordadas no livro é a transformação da vinhaça, que anteriormente era considerada um resíduo, em uma fonte valiosa de biogás e biometano. Fábio Viana de Abreu explora o conceito do "pré-sal caipira", uma terminologia que destaca a importância econômica desses resíduos na geração de renda para os produtores de etanol no interior do Brasil, especificamente nos estados do Paraná e de São Paulo.
O livro Biogás e Biometano de Vinhaça: Tecnologias e Sustentabilidade do Pré-Sal Caipira é uma leitura essencial para estudantes, profissionais da área de energia e todos aqueles interessados em entender como a inovação e a sustentabilidade podem convergir para moldar o futuro energético do nosso planeta.
Resumo
Nos últimos anos, a importância da energia do biogás é crescente e se tornou universal. Isso se deve à percepção de que a captura e a utilização do biogás têm grande potencial no controle do aquecimento global.
Ao capturar o biogás, não apenas utilizamos uma fonte de energia limpa, mas também evitamos a emissão do gás metano para a atmosfera, que é 25 vezes mais poluente que as emissões de dióxido de carbono. Os resíduos da produção agropecuária, em especial a vinhaça oriunda da produção de etanol por meio da cana-de-açúcar, passaram a ser fonte de receita para produtores de etanol dos estados do Paraná e de São Paulo.
Assim, o mercado apelidou essa fonte de renda como o pré-sal caipira. Enfim, novos caminhos têm sido traçados na busca de energias de fontes alternativas com a finalidade de alcançarmos um balanço entre energias de fontes limpas e combustíveis fósseis.
Para alcançar este equilíbrio, é necessário estudar e investir em cada vez mais formas distintas de explorar fontes alternativas.
Neste livro é apresentado um estudo de uma dessas fontes de energia baseado no aproveitamento da vinhaça oriunda das usinas de cana-de-açúcar. Foi realizado um trabalho prático e teórico explorando bastante o tema avaliando o viés técnico, econômico, ambiental e regulatório que acrescenta muito ao avanço do setor.
Detalhes do produto
- Autor: Fábio Viana de Abreu
- ISBN: 9786589367758
- Número de páginas: 142 páginas
- Idioma: Português
- Dimensões: 17x24 cm, BROCHURA
- Editora: Editora Interciência
- Livro disponível para aquisição no site da Editora: editorainterciencia.com.br
- Sumário completo (em PDF)
Sobre o Autor
- Doutor em Engenharia (UERJ), Advogado, Professor e Consultor nas áreas de Gás Natural Renovável (biometano), Gás Natural Liquefeito (GNL) e Biogás.
- Profissional de nível superior na Petrobras, com mais de 15 anos de atuação. Atuou na gerencia de contratos; gestor do mapeamento de projetos de aproveitamento do biogás para produção de biometano; Licenciamento Ambiental de refino, gás natural e logística.
- Perfil no LinkedIn
Outros trabalhos publicados do Autor
Gostou do assunto?
Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?
Portal Energia e Biogás ®. Todos os direitos reservados. Copyright © 2023.
AVISO! O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.