Entrevista | Airton Kunz – Embrapa

O Airton Kunz é integrante da Comissão Realizadora do 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, neste bate-papo falou sobre o Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano e o futuro do mercado de biogás e biometano no Brasil.

Entrevista | Airton Kunz – Embrapa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Entrevista
Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano

Entrevista | Airton Kunz – Embrapa

O Airton Kunz é integrante da Comissão Organizadora do 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano.

    Baixe o E-book com as entrevistas exclusivas

    Apresentamos Airton Kunz, Pesquisador Sênior na Embrapa e membro da Comissão Realizadora do 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano. Em uma  entrevista exclusiva ao Portal Energia e Biogás, Airton Kunz discutiu sobre o futuro do mercado de biogás e biometano no Brasil e a importância estratégica do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano. Com ampla atuação profissional no setor de biogás, Airton Kunz compartilhou insights valiosos sobre o 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano e o desenvolviento do mercado brasileiro de biogás. Acompanhe a entrevista completa para saber mais.

    Realizam o 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), de Foz do Iguaçu (PR), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (SC) e a Universidade de Caxias do Sul (UCS), de Caxias do Sul (RS). A organização do evento é da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).

    Portal Energia e Biogás – Qual é a sua visão para o futuro próximo do mercado de biogás e biometano no Brasil? Quais são os principais avanços que poderemos ter ainda em 2023?

    Airton Kunz – O mercado de biogás está em franca expansão no Brasil pelo uso de diferentes substratos à digestão anaeróbia e com um crescente portfólio de aplicações para o biogás e o biometano.

    Para exemplificar uma das aplicações de biometano que vem crescendo e deverá se consolidar neste ano é o uso desta fonte renovável de energia para soluções de mobilidade.

    Portal – Como o evento tem aproximado diferentes púbicos com interesses tão diversos na cadeia do biogás? Podemos dizer que o Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano se consolidou como vetor estratégico de geração de network no setor de biogás?

    Airton Kunz – Sim, sem dúvidas e este inclusive tem sido um dos grandes resultados do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano.

    Temos observado pelas edições anuais do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano que ele tem se consolidado como um dos principais eventos na área em que o ecossistema e a cadeia do biogás e biometano se encontram criando uma extraordinária oportunidade de networking.

    Isso pode ser constatado pela grande interação dos atores que atuam na área compartilhando experiências e gerando oportunidades de negócio.

    Portal – O que significa para sua instituição, a Embrapa, estar entre as entidades realizadoras do 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano?

    Airton Kunz – A Embrapa, por sua vocação em pesquisa desenvolvimento e inovação (P,D&I), como uma das entidades realizadoras do 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano percebe a importância de estar presente neste ecossistema.

    Identificamos oportunidades de prospecção de demandas em P,D&I pela relação com a cadeia para o desenvolvimento e geração de soluções e ativos tecnológicos adaptados à realidade e necessidade  brasileira.

    Portal – Para finalizar, qual é a sua mensagem para as empresas e organizações que ainda não estão envolvidas no setor do biogás?

    Airton Kunz – A mensagem é para que estejam conosco em Foz do Iguaçu de 18 a 20 de abril, como mencionei anteriormente, o biogás vive um crescimento vigoroso e há muitas oportunidades de negócio em curso no setor.

    Não tenho dúvidas de que vocês se surpreenderão positivamente com as possibilidades de networking além da intensa programação que estamos preparando com muito carinho a todos vocês.

    Esperamos com muita alegria encontrá-los no 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano.

    Confira as entrevistas dos nossos convidados

    Airton Kunz

    Pesquisador Sênior na Embrapa | Professor Orientador nas Ciências Ambientais e Ciências Agrárias

    Doutor em Química pela Unicamp. Pós-doutorado na Texas A & M University e no USDA/ARS. Pesquisador Sênior da Embrapa Suínos e Aves. Orientador de mestrado e doutorado nos seguintes programas: Ciência e Tecnologia Ambiental – UFFS (Erechim-RS), Engenharia Agrícola – UNIOESTE (Cascavel-PR) e Engenharia e Tecnologia Ambiental - UFPR (Palotina-PR). Presidente da SBERA (2009-2011 e 2011-2013) e diretor de área de pecuária (2017-2019). Editor de área das revistas científicas Engenharia Agrícola,  Sustainability e Frontiers of Sustainable Food Systems. Possui experiência em tratamento e aproveitamento de resíduos da produção animal, especialmente digestão anaeróbia, recuperação de nutrientes e reúso de efluentes. Embrapa Suínos e Aves. Perfil no LinkedIn.

    ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃO DO 5º FÓRUM 

    Para saber mais sobre a premiação, acompanhe no site biogasebiometano.com.br e nas redes sociais do Fórum. No mesmo endereço está a programação completa do 5º Fórum, que inclui painéis, visitas técnicas, Espaço de Negócios, encontros setoriais, entre outras atividades. O evento vai ocorrer no Hotel Golden Park Internacional Foz & Convenções, em Foz do Iguaçu, no Paraná. 

     

    SOBRE O FÓRUM 

    O objetivo do 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano é contribuir para o desenvolvimento da cadeia de biogás e biometano nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, como também em todo o país. A programação oportuniza um espaço para conexão entre pessoas, instituições e empresas envolvidas na cadeia produtiva do biogás, mostrando as tendências do setor para gerar negócios, desenvolvimento e sustentabilidade.

    O Fórum tem como entidades realizadoras o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), do Paraná, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Suínos e Aves, de Santa Catarina, e a Universidade de Caxias do Sul (UCS), do Rio Grande do Sul. A organização do evento é da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).

    O Fórum também conta com o Apoio Institucional do Portal Energia e Biogás.

    Mais informações sobre o 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano podem ser obtidas nos canais:

    Participe!

    Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás®.

    AVISO! O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.