Entrevista: GÁS ORGÂNICO

Tempo de leitura: aproximadamente 9m33s

Confira a entrevista exclusiva do Giovane Rosa – CEO da GÁS ORGÂNICO ao Portal Energia e Biogás. Em um super bate-papo, Giovane Rosa apresenta um breve histórico sobre a empresa, destaca as suas soluções na área do biogás e biometano, fala dos desafios, perspectivas e principais tendências do mercado brasileiro e a integração com Gás Natural. Confira a entrevista completa com o CEO da GÁS ORGÂNICO.

Entrevista: GÁS ORGÂNICO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Entrevista

Série BiogásBusinessBrasil

Biogás Business Brasil

A Série tem por objetivo oportunizar um espaço para apresentar empresas e empreendedores que se destacam com soluções para o mercado de digestão anaeróbia, produção de biogás e biometano.

Novo episódio: GÁS ORGÂNICO

Foto: Divulgação/ Giovane Rosa e Helena Zanella

Gás Orgânico é uma empresa de consultoria e desenvolvimento de projetos em gás, energia, biogás e biometano. Uma empresa com know-how para atender ao desenvolvimento de novos negócios nas áreas de hidrogênio renovável, biometano e toda infraestrutura necessária para integração as redes de Gás Canalizado, com fortes valores em ética, respeito e resultados.

Confira a seguir a entrevista completa com o CEO Giovane Rosa.

Portal Energia e Biogás: Para os nossos leitores que ainda não conhecem a GÁS ORGÂNICO, poderia nos falar um pouco sobre a história da empresa, atuação no setor de gás natural e  especialmente no setor de biogás e biometano?

Giovane Rosa: A Gás Orgânico é uma empresa de consultoria e desenvolvimento de negócios em Gás e Energia, criada em final de 2021 com a missão de desenvolver, assessorar, implementar e gerir soluções no mercado de gás e energia. Sediada na cidade de Imbituba, em Santa Catarina, atua em todo o território nacional, com clientes e projetos em diversos estados, como Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba.

A empresa é jovem, mas com DNA em uma carreira de mais de 20 anos no setor de Gás Natural e Energia,  trabalhamos a integração energética e monetização de Biogás/Biometano, aproveitando as sinergias nas interfaces distribuição de gás natural, gasodutos virtuais (smallscale), fomentando o desenvolvimento de novos projetos de biogás, biometano e formas de geração de energia, geração distribuída, autoprodução de energia e cogeração, com o propósito de tornar o mundo mais sustentável, com segurança energética e energias renováveis.

Portal: Quais são as motivações para a GÁS ORGÂNICO atuar o mercado, com soluções  para a produção de biometano visando atender a transição energética no Brasil? 

Giovane Rosa: A transição energética vem ganhando força nas últimas décadas, e o papel do gás natural foi fundamental para a redução de emissões, com espaço na substituição de outros combustíveis potencialmente mais poluentes.

Motivados pela busca pela descarbonização e sustentabilidade atuamos no contexto de gases de baixa emissão, especificamente uma das motivações diretas para a criação da Gás Orgânico, foi a percepção da necessidade de agentes de integração e suporte no desenvolvimento de projetos de biogás e biometano. 

 

Portal: Quais são os diferenciais que a GÁS ORGÂNICO oferta para o mercado de biometano?

Giovane Rosa: Posso destacar que para os nossos clientes contar com o suporte de uma empresa com base sólida em complice e conhecimento técnico do setor de gás, é um forte diferencial que sustenta o sucesso dos projetos de aproveitamento de monetização otimizada de biogás, biometano, hidrogênio sustentável complementares ou não ao próprio gás natural.

Nossos clientes têm demandado informações de conexão à rede, viabilidade e escala de fornecimento e precificação do biometano. Portanto, estamos trabalhando para viabilizar novos negócios, e contamos com o apoio de diversos parceiros para implementar os projetos.

Outro diferencial é a versatilidade da equipe que conta com a presença da Coordenadora de regulação e biocombustíveis Helena Zanella, profissional destaque que tem 7 anos de experiência no âmbito público e privado de Energia, além do apoio de diversos desenvolvedores de soluções parceiros.

Foto: Divulgação/ Giovane Rosa e Helena Zanella


Portal: Quais são as grandes oportunidades para atuação no mercado de biogás e biometano e como a GÁS ORGÂNICO está preparada para atender a essas novas demandas?

Giovane Rosa: Existem diversas oportunidades de negócios relacionadas ao desenvolvimento de gasodutos virtuais (SmallScale), biogás, biometano e hidrogênio no Brasil, as quais podem ser aproveitadas por meio de ações de inteligência de mercado.

Entre as grandes oportunidades para atuação no mercado de biogás e biometano, destaco as tendências, de curto, médio e longo prazo sinalizadas no Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031 e demais setores como saneamento, gás e energia, consideramos como potenciais oportunidades:

    • Mercado livre de Energia;
    • Gás para Empregar;
    • Energia Renovável;
    • Marco do Saneamento;
    • Novos projetos de Biogás e Biometano;
    • Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS);
    • Projetos de Cogeração, Auto Produção e GD;
    • Transição energética, combustível do futuro;
    • Expansão das redes de Gás;
    • Gasodutos Virtuais (Smallscale);
    • P&D+I Hidrogênio sustentável.

Considero que a Gás Orgânico possui a expertise e o interesse em prestar serviços de consultoria e suporte em inteligência de mercado para o desenvolvimento de estudos e pesquisas na área de gás natural, biogás, biometano e outras fontes de energia renovável, de forma integrada aos mercados de gás e energia.


Portal: Para finalizar, com o aumento da preocupação ambiental e a busca por fontes de energia renováveis, como está o cenário atual no Brasil para investimentos em negócios baseados em sistemas anaeróbios para produção de biometano? É um momento favorável para empreender nesse setor?

Giovane Rosa: Vou iniciar minha resposta reforçando a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e do Environmental, Social and Governance (ESG) que são duas agendas que se complementam e oferecem orientações às empresas para adotarem práticas mais sustentáveis e responsáveis, o que reflete este movimento de busca por fontes de energia renováveis que você mencionou.

O mercado de biocombustíveis, especialmente o biogás, é um exemplo concreto dessa conciliação entre crescimento econômico e proteção do meio ambiente. O biogás produzido a partir da decomposição de resíduos orgânicos encontra um cenário propício para investimentos de infraestrutura de produção de Biometano, considerando o cenário atual de preços de gás e energia, portanto podemos afirmar que é uma decisão baseada em economia e sustentabilidade.

Acreditamos que o mercado de biocombustíveis pode promover o bem-estar social ao mesmo tempo em que ajuda a proteger o meio ambiente, nossa permanente busca por inovação tem dado retorno ao desenvolvimento de projetos de nossos clientes e parceiros.

Podemos citar algumas empresas como Orizon VR, Bureau Veritas, Ecom comercialização de energia e gás, Estre Ambiental, Petrom, Ecogen, Sulbiogas e as entidades associativas que participamos como ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia e Inovação) e ABiogás (Associação Brasileira do Biogas e Biometano), que tem vivenciado este novo momento favorável para investimentos no setor.

Para finalizar, consideramos que o mundo tem a oportunidade de repensar o modelo de desenvolvimento e que com o uso de combustíveis e energias renováveis, teremos a chave para a qualidade de vida das próximas gerações, além da atual, assim tornar um mundo mais sustentável, deve ser um propósito de todos nós agentes de transformação, aproveitando o momento favorável para desenvolvimento de projetos no setor.

Saiba mais:

GÁS ORGÂNICO

AGRADECIMENTOS

O Portal Energia e Biogás® agradece ao Giovane Rosa e a Helena Zanella pelas valorosas contribuições para desenvolvimento dessa entrevista exclusiva. 

Sobre a série BiogásBusinessBrasil

A Série é uma iniciativa do Portal Energia e Biogás® com o objetivo de oportunizar um espaço para apresentar empresas e empreendedores que se destacam com soluções para o mercado de digestão anaeróbia e produção de biogás.

São soluções para redução de passivos ambientais por meio da digestão anaeróbia, produção de bioenergia, produção de biofertilizante e desenvolvimento de novos modelos de negócios baseados na produção de biogás. Esses são alguns exemplos de ações estratégicas para processo de descarbonização e economia circular que muitas empresas demandam e algumas já adotaram.

Conheça um pouco da jornada de empresas/empresários que buscaram informações, estabeleceram metas, atuaram com planejamento e monitoramento sistemáticos para desenvolver oportunidades. Encararam desafios que demandaram iniciativa, persistência, comprometimento, independência, autoconfiança e persuasão. Com muita empatia conseguiram estabelecer uma rede de contatos essenciais para seus negócios e passaram a desenvolver projetos com exigência de qualidade e eficiência. Hoje conseguem entregar excelentes resultados, graças a experiência e conhecimentos calibrados para minimizar riscos.

Nessa temporada 2023, entrevistas com grandes empresas e empresários de destaque no setor do biogás.

Aguarde, em breve novos episódios! 

Gostou do assunto?

Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?



Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás ®.

AVISO! O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.