MDC Energia emitiu mais de 900 mil títulos do GAS-REC

Tempo de leitura: aproximadamente 3m43s

Pioneira no setor dos biocombustíveis, MDC Energia emite certificados GAS-REC de biometano a partir de planta de biogás conectada à rede de distribuição de gás natural no Estado do Ceará.

MDC Energia emitiu mais de 900 mil títulos do GAS-REC
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Empresas
Certificação de Ativos Ambientais

MDC Energia emitiu mais de 900 mil títulos do GAS-REC

Pioneira no setor dos biocombustíveis, MDC Energia emite certificados GAS-REC de biometano a partir de planta de biogás conectada à rede de distribuição de gás natural no Estado do Ceará.

O pioneirismo da MDC Energia

A MDC Energia é uma empresa nacional que atua em toda cadeia de gás natural, biometano e energia, desde sua produção e processamento até a distribuição e comercialização. Fundada em 2006 e com atuação em 13 estados, a MDC investe em ativos energéticos com presença em toda a cadeia de gás natural, biometano, energia elétrica renovável e vapor através de biomassa.

Recentemente a sua subsidiária GNR Fortaleza, localizada em Caucaia no Estado do Ceará, emitiu mais de 900 mil títulos do GAS-REC, a partir de combustível renovável com uso cada vez mais crescente no país. Segundo a empresa, a planta tem capacidade de produção de 85 mil m³/dia de biometano, sendo esta a primeira planta de biometano certificada pelo RenovaBio.

A produção da GNR Fortaleza atende cerca de 20% do fornecimento de gás natural distribuído pela CEGÁS - Companhia de Gás do Ceará.

O que é a Certificação GAS-REC?

A Certificação GAS-REC rastreia o biogás ou o biometano proveniente de usinas de produção pela cadeia de fornecimento de forma a provar que o consumidor de gás se apropria da parte renovável do gás consumido. É o chamado gás natural renovável (GNR), proveniente de fontes renováveis.

O GAS-REC é auditado pelo Instituto Totum, o mesmo que é responsável pela acreditação dos I-RECs, emitidos por usinas de geração de eletricidade renovável.

Segundo a presidente da MDC, Manuela Kayath, a iniciativa cria oportunidades para que clientes industriais possam reportar as emissões de gás natural tradicional como se estivessem fazendo o uso da molécula renovável.

“Somos a primeira empresa do setor energético a emitir os certificados Gas -Rec, títulos renováveis para o mercado de biometano. Através da nossa subsidiaria GNR Fortaleza, que é uma parceria com o Grupo Marquise, realizamos a 1ª emissão de certificados de biometano de um projeto conectado à rede de gasoduto, com apoio do Instituto Totum. Estamos atentos ao movimento, investindo em projetos inovadores para apoiar o país na descarbonização da economia, com geração de empregos de qualidade, renda e melhores condições para todos os brasileiros”, ressaltou Manuela Larangeira Kayath, Diretora Presidente da MDC em seu perfil no LinkedIn.

MDC oferece ao mercado uma nova alternativa sustentável às empresas da cadeia produtiva que estão fortemente comprometidas com a demanda mundial por práticas ASG (Ambiental, Social e Governança).

“O caminho é longo até a maturidade do mercado. Muito se fala em Biogás/Biometano mas ainda pouco concreto se tem, tanto em estrutura quanto em termos regulatórios. Tudo está sendo criado a medida que avançamos em alguns entendimentos...  ...Separar a molécula do atributo é um caminho necessário para solidificação do mercado, assim como já acontece hoje no mercado de energia elétrica”, em seu perfil no LinkedIn complementou Oliver Jones - New Business Executive Manager na MDC Energia.

Saiba mais:

     

Gostou do assunto?

Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?

Copyright © 2018 - 2022 Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás®.

AVISO! O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.