Biometano para a Mobilidade
Tempo de leitura: aproximadamente 5m4s
A Tecnologia de Membranas na Jornada Sustentável da Transformação da Mobilidade.
Biometano para a Mobilidade
A Tecnologia de Membranas na Jornada Sustentável da Transformação da Mobilidade.
O setor de mobilidade está passando por uma transformação significativa, impulsionada pela busca incessante por fontes de energia mais limpas e sustentáveis. Nesse cenário, o biometano emerge como uma peça fundamental no quebra-cabeça da transição para um transporte mais verde e eficiente.
Também conhecido como gás natural renovável (GNR), o biometano é produzido a partir da decomposição de resíduos orgânicos, como resíduos agrícolas, esgoto e até mesmo resíduos alimentares. Esse processo resulta em um combustível versátil e de baixo impacto ambiental, capaz de substituir o gás natural convencional.
No contexto da mobilidade, a utilização do biometano como combustível para veículos apresenta diversas vantagens. Além de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, o biometano é uma opção atrativa pela sua disponibilidade sustentável e pela infraestrutura de distribuição já existente para o gás natural.
Outro impacto positivo apontado pelos especialistas sobre o uso do biometano na mobilidade é o desenvolvimento de uma nova matriz energética no país a fim de contribuir para a transição energética. Esta
migração também cria oportunidades de negócios e de desenvolvimento de empresas de base tecnológica relacionadas ao Turismo Sustentável.
Pegando carona nesta tendência, a Itaipu Binacional, que busca soluções sustentáveis para o setor turístico no Brasil, começou a utilizar o biometano gerado pelo CIBiogás para abastecer os ônibus da frota do Turismo Itaipu. Este projeto de Turismo Sustentável é uma iniciativa do SmartCTI, o primeiro sandbox em um complexo turístico no Brasil para testes e validações de soluções tecnológicas. O projeto faz parte do programa ConectaIGU, uma parceria entre o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) e o EmbraturLAB, que impulsiona startups que resolvem desafios do turismo com visões favoráveis ao meio ambiente.
Atenta a esta relação entre o biometano e a mobilidade, a UBE oferece uma linha de membranas que garante eficiência e segurança no upgrade de biogás para biometano, resultando em um combustível que atende às normas estabelecidas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), mais versátil que os outros energéticos, e que pode ser aplicado de forma complementar ao gás natural e ao diesel.
“Dentre as principais vantagens do uso da tecnologia de membranas frente a outras tecnologias para o processo de upgrade de biogás, destacamos a não utilização de insumos químicos ou água para remoção do CO2. Por sua configuração modular, tanto a operação, manutenção e um possível scale-up da planta são muito simples”,
explica Luciana Balter, Especialista de Desenvolvimento de Negócios América do Sul da UBE. Ela lembra ainda que todas as membranas da UBE são produzidas com uma poliimida especial que se destaca pela
alta durabilidade.
Mas apesar das vantagens evidentes, a integração do biometano na mobilidade enfrenta desafios, como a necessidade de investimentos em infraestrutura e a conscientização do público sobre os benefícios
ambientais. No entanto, esses desafios também representam oportunidades para inovações tecnológicas e estratégias de comunicação eficazes.
“É preciso lembrar que do ponto de vista estratégico, a adoção do biometano na mobilidade alinha as empresas com as metas ambientais globais e também pode ser um diferencial competitivo. Empresas que abraçam essa tendência atendem às crescentes demandas por práticas sustentáveis e também contribuem para a construção de uma imagem corporativa positiva”, pontua Luciana Balter.
Para ela, a integração do biometano na mobilidade é mais do que uma questão técnica; é uma escolha estratégica que pode moldar o futuro do setor.
“Em meio a discussões sobre eletrificação e outras alternativas, o biometano oferece uma solução imediata e eficiente para reduzir as pegadas de carbono dos transportes. Assim, podemos concluir que a relação entre biometano e mobilidade é complexa, mas promissora”, conclui a Especialista.
Para saber mais sobre esse tema, acesse:
- CIBiogás vai gerar biometano para ônibus de turismo da Itaipu Binacional
- Biometano para um turismo sustentável em Itaipu
- UBE CO2 Separator for Biogas Upgrading
- Governo Federal lança o Programa Nacional METANO ZERO, 2022
- Lançamento do Panorama do Biogás no Brasil 2022
- Sistema de membranas potencializa a produção de biometano na UD Itaipu
- Biometano: UBE e Archaea transformam aterro sanitário em fonte de energia renovável
- UBE intensifica sua participação no mercado brasileiro de biogás
- UBE participa da Rio Oil & Gas, maior evento do setor na América Latina
- Biogás Business Brasil entrevista: Carlos Catarozzo, UBE
Gostou do assunto?
Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?
Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás ®.
AVISO! O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.